Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf-ESMP) realizou, nesta sexta-feira, 29, na sede do MPTO em Palmas, a cerimônia de premiação do Prêmio Cesaf-Escola 2024. O evento, que marcou o Dia Estadual do Ministério Público, celebrou projetos que contribuem para um MP mais justo, íntegro e resolutivo.

O grande vencedor foi “Caminhos para Proteção: Chega de Violência nas Escolas!”, dos Promotores de Justiça Benedicto Guedes (Educação) e André Ricardo Fonseca Carvalho (Infância e Juventude). O segundo lugar ficou com “Elos de Cidadania e Inovação”, do Promotor Eleitoral Saulo Vinhal, que atua na defesa dos direitos indígenas e quilombolas.

“É com alegria e gratidão que recebo este prêmio”, disse o Promotor de Justiça Saulo. “O projeto ‘Elos de Cidadania e Inovação’ garante o exercício da cidadania a indígenas e quilombolas.  Este prêmio me incentiva a continuar lutando pelos seus direitos e a trabalhar incansavelmente para que as comunidades tradicionais tenham acesso à água potável, saneamento básico e uma vida digna.”

Após receberem o prêmio, os Promotores de Justiça Benedicto Guedes e André Ricardo Fonseca Carvalho destacaram a importância do projeto “Caminhos para Proteção”.

“Minha paixão sempre foi combater a criminalidade”, afirmou Benedicto. “Mas, ao atuar na área da educação, percebi que a prevenção é fundamental. Acreditamos que este projeto, ao garantir a segurança nas escolas, oferece aos alunos uma perspectiva de futuro diferente, longe da criminalidade.”

André agradeceu a equipe das Promotorias envolvidas no projeto, os parceiros e o apoio da instituição. “Que este projeto seja uma política permanente e que, quando não estivermos mais à frente das Promotorias da Educação e da Infância e Juventude, outros colegas possam dar continuidade a este trabalho que faz a diferença na sociedade”, complementou.

“É inspirador ver como a criatividade e a dedicação de cada um se traduzem em ações que promovem a justiça”, destacou a Procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, diretora-geral do Cesaf-ESMP. Ela lembrou que a Constituição Federal conclama o MP a ser proativo e resolutivo, e que o Prêmio Cesaf-Escola incentiva essa atuação. 

O Procurador-Geral de Justiça, Luciano Casaroti, enalteceu a importância do Prêmio Cesaf-Escola para o aprimoramento institucional. “Parabenizo a todos os envolvidos nos projetos premiados nesta cerimônia”, declarou. “As iniciativas aqui reconhecidas demonstram a atuação abrangente do Ministério Público na defesa da sociedade, sempre em busca de garantir os direitos da população e elevar o MPTO a patamares de excelência”.

Autoridades prestigiaram a cerimônia de premiação do Prêmio Cesaf-Escola 2024, entre elas o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Abel Leal; o assessor jurídico da Procuradoria-Geral de Justiça Promotor de Justiça Juan Rodrigo Carneiro Aguirre; o Procurador de Justiça Marco Antônio; a 2ª secretária da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Promotora de Justiça Flávia Rodrigues Cunha; o delegado da polícia civil Anderson George de Lima Casé; a vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Regivane Ambrósio Silva; a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiza Brasileiro; a superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Márcia Cristina Mota Brasileiro, e o delegado de polícia e corregedor adjunto Rafael Santos e Silva (representando o corregedor-geral da Segurança Pública – Wanderson Chaves de Queiroz).

Texto: Shara Alves de Oliveira/ Cesaf-ESMP





FONTE

Comentários estão fechados.