Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma), promoveu na terça-feira,17, em Paraíso do Tocantins e quinta-feira,19, em Divinópolis, oficinas de gravimetria com orientações sobre a elaboração e revisão dos planos municipais de gestão de resíduos sólidos urbanos dos respectivos municípios.

As oficinas buscaram capacitar gestores e servidores dos municípios para a implantação do estudo gravimétrico de resíduos sólidos, orientando sobre a eficiência e eficácia dessa análise, além demonstrar os benefícios econômicos e ambientais procedentes da gravimetria.

No município de Paraíso foi realizada oficina teórica, sobre revisão e elaboração dos planos municipais de gestão de resíduos sólidos e de gravimetria, sendo agendada a parte prática para o dia 14 de novembro.

Em Divinópolis, foi feita oficina prática, com um total de 1.140 kg de resíduos coletados. Destes, 553,1 kg resíduos analisados por tipo, sendo: 9,94% plástico; 1,44% de vidro; 0,36% de alumínio; 8,78 % papel e papelão; 4,97% de rejeito e 74,48% de matéria orgânica, a grande maioria dos resíduos consistindo em matéria orgânica.

Próximas oficinas

Em outubro, será realizada uma oficina em Marianópolis, 31. Já em novembro, as capacitações terão continuidade nos municípios de Pugmil e Oliveira de Fátima, no dia 13; Paraíso do Tocantins, 14; Alvorada, 27 e 28; Talismã, 28; e Peixe, dia 29.

Gravimetria

A análise gravimétrica de resíduos sólidos é uma técnica de análise que determina a quantidade de sólidos presentes em uma amostra, por meio da medição da sua massa. Com ela, é possível quantificar cada tipo de resíduo possível de passar por reciclagem e por compostagem.

(Erlene Miranda – Ascom MPTO)





FONTE

Comentários estão fechados.