Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins
Com o objetivo de discutir a atuação do Estado na promoção da igualdade social, o Ministério Público do Estado do Tocantins, por meio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid) realizará nesta terça-feira, 21, às 14h, no auditório do 1º piso, a roda de conversa “A atuação do Estado na promoção da igualdade social”.
O evento é alusivo ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira, 20, sendo disponibilizadas 50 vagas para representantes das comunidades quilombolas, movimento negro, servidores, estudantes e comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas neste link.
A roda de conversa também será transmitida no canal do Youtube do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), neste link.
Participantes
A roda de conversa será conduzida pela coordenadora do Caoccid, promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, e contará com a participação da jornalista, editora-chefe e cofundadora da Gazeta do Cerrado, especialista em Comunicação Étnico-Racial e Marketing Político, Maju Cotrim; do delegado da Delegacia de Atendimento à Vulneráveis, Ricardo Francisco Real de Castro; da advogada Edilma Barros da Silva e da diretora de Proteção aos Quilombolas, da Secretaria Estadual dos Povos Tradicionais e Originários (Sepot), Ana Cláudia Matos da Silva (Ana Mumbuca).
21 dias de Ativismo
A roda de conversa integra a programação dos 21 de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, campanha que busca sensibilizar a sociedade sobre a temática e ocorre anualmente no Brasil desde 2003. A mobilização tem início no dia 20 de novembro, com o Dia da Consciência Negra, e segue até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Além da roda de conversa, o MPTO promoverá outros eventos referentes ao tema, organizados pelo Núcleo Maria da Penha.
25 de novembro – “Corrida pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que será realizada no Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher, com largada prevista para às 7h, saindo da entrada norte do Palácio Araguaia, Praça dos Girassóis.
06 de dezembro – Oficina ” A Violência Intrafamiliar sob a Perspectiva da Segurança Pública e da Saúde Pública”, que será ministrada pela consultora em violência doméstica, psicóloga e pós-doutora em Direitos Humanos, Dra. Artenira Silva e Silva, e acontece no auditório do 1º piso do MPTO, às 09h.
07 de dezembro – Elaboração de protocolo visando discutir sobre a Rede de Enfrentamento da Violência contra a mulher e Rede de Atendimento à Mulher, às 14h, no auditório do 1º piso do MPTO.
(Erlene Miranda – Ascom MPTO)
Comentários estão fechados.