Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins

[ad_1]

Criado com o objetivo de aproximar o Ministério Público do Tocantins (MPTO) do público acadêmico, o projeto “Saber MP – Democratizando o Conhecimento” realizou a última palestra do ano nesta terça-feira, 21, na sede das Promotorias de Justiça de Paraíso do Tocantins. Com um balanço de 15 edições realizadas e cerca de 800 participantes, as ações foram consideradas exitosas. 

O projeto atendeu diferentes universidades e faculdades tocantinenses, que conheceram de perto o MPTO institucionalmente e estruturalmente. 

“Não é a primeira vez que eu participo do projeto, mas é a primeira vez que vim à Promotoria de Paraíso. E fiz questão de trazer os alunos da Unitins de Paraíso para o MP Paraíso, porque é nessa comarca onde eles vão atuar. independentemente da função jurídica que vão exercer, eles precisam conhecer o funcionamento do MP, também para que possam repassar essa informação para a comunidade, que muitas vezes não tem o conhecimento da atuação, do que procurar no Ministério Público”, destacou Cristiane Mezzaroba, professora coordenadora da disciplina prática jurídica do curso de direito da Unitins, em Paraíso.

Os alunos foram os últimos a serem atendidos pelo projeto em 2023 e puderam assistir a uma apresentação da promotora de Justiça Cynthia de Assis, que falou sobre as atribuições do Ministério Público. 

Ela destacou que como um projeto de extensão, o Saber MP cumpre brilhantemente seu papel de  aproximar o Ministério Público da sociedade e da academia. “Eu acredito que enquanto promotora de Justiça, poder falar um pouquinho da atribuição do direito penal, mostrar um pouco da atuação prática moderna que vem com a justiça consensual, levá-los a conhecer o Ministério Público mais de perto, instituição que tem essa missão linda de zelar pela ordem jurídica, pelo regime democrático, pelos interesses sociais, individuais e indisponíveis, é muito gratificante”, destacou a promotora.

“Participar do projeto é uma oportunidade muito interessante. Traz o Ministério Público para mais perto da comunidade acadêmica e, consequentemente, contribui para que nós, estudantes, possamos também ter ciência dos nossos direitos”, destacou Felipe Dias. 

O projeto


O ”Saber MP” é uma iniciativa iniciada em 2022, pela Procuradoria-Geral de Justiça, com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), para difundir conhecimento e aproximar o MPTO da comunidade acadêmica.

Como participar

As instituições de ensino interessadas em receber o projeto podem procurar a instituição para agendamentos, a partir da segunda quinzena de janeiro.

(Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO)



[ad_2]

FONTE

Comentários estão fechados.