Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


“Vocês estão fazendo história no Ministério Público brasileiro. Não são todas as instituições do porte do Ministério Público do Tocantins que conseguem oferecer um curso de pós-graduação com um tema tão importante e relevante para a sociedade”. Foi assim que o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Antonio Henrique Graciano Suxberger iniciou a Aula Magna do curso de pós-graduação lato sensu em “Direito e Políticas Públicas: perspectivas teóricas e práticas para atuação do Ministério Público”.

Suxberger, que também é o professor do primeiro módulo da pós, a ser realizado nesta sexta-feira, 24, e sábado, 25, destacou a importância do tema da capacitação. “A política pública está em tudo. O processo de conquista de direitos é um processo de lutas. E o Ministério Público está intimamente inserido nesse contexto, porque cobra, fiscaliza e pode ainda auxiliar os gestores na implementação de ações que garantam os direitos dos cidadãos”, disse.

Dia de celebração

Na abertura das atividades, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, comemorou o início das aulas do segundo curso de pós-graduação promovido exclusivamente pela instituição, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP).

“Uma das metas da nossa gestão era investir no aperfeiçoamento e na qualificação de membros e servidores. E hoje isso é uma realidade. Fico muito contente por estar aqui, hoje, na abertura da nossa segunda pós-graduação. A atual gestão vai continuar dando apoio a todas as ações que visem promover a atualização dos nossos integrantes, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade, que é a destinatária final de tudo o que fazemos aqui”, afirmou o PGJ.

O subprocurador-geral de Justiça e chefe de gabinete, promotor de Justiça Abel Andrade Leal Júnior, também prestigiou a Aula Magna nesta quinta-feira.

A diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, agradeceu o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça nos projetos desenvolvidos pela escola.

“Sem este incentivo da gestão, não conseguiríamos obter sucesso nas nossas ações. A realização deste segundo curso de pós-graduação mostra o engrandecimento da nossa Escola Superior, que vem colaborando muito para a qualificação e o aperfeiçoamento dos nossos integrantes a cada ano”, disse a procuradora.

O presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), promotor de Justiça Pedro Evandro de Vicente Rufato, elogiou a condução do Cesaf/ESMP e da PGJ que, juntos, têm buscado cada vez mais oferecer oportunidades de qualificação aos integrantes do MPTO.

A presidente da Associação dos Servidores Administrativos do Ministério Público do Estado do Tocantins (Asamp), Alane Torres, que será uma das alunas do curso, agradeceu a oportunidade e também parabenizou o Cesaf/ESMP e a gestão pela capacitação.

O curso de pós-graduação será coordenado pela promotora de Justiça do MPTO Munique Teixeira Vaz, que atualmente atua como membro auxiliar na Unidade de Capacitação do Conselho Nacional do Ministério Público.

“Quero agradecer o convite e dizer que é uma honra coordenar essa pós. Esse tema é essencial ao Ministério Público, que compreende a transformação social como forma de entregar resultados concretos para a sociedade. Espero que seja uma oportunidade de amplificar esse diálogo, pensando em soluções para os problemas vividos por nossa sociedade”, disse Munique.

O curso

A pós-graduação tem duração de 16 meses, com carga horária de 380 horas-aula, incluindo o tempo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As aulas serão ministradas às quintas-feiras, das 18h às 22h; às sextas, das 8h às 12h e das 14h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. (Texto: João Pedrini/MPTO)





FONTE

Comentários estão fechados.