Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma), recebeu nesta quarta-feira, 29,  do Comitê do Fogo, um Certificado de Reconhecimento pelo apoio no combate a incêndios florestais em 2023.

O certificado foi entregue ao promotor de Justiça da Promotoria Regional Ambiental do Araguaia e coordenador do Caoma, Francisco Brandes Júnior, em razão dos relevantes serviços prestados pelo centro de apoio nas ações de prevenção, combate e fiscalização aos incêndios florestais durante o ano.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil e coordenador do Comitê do Fogo, coronel Erisvaldo Alves, que fez a entrega do certificado, o trabalho de monitoramento realizado pelo Caoma e disponibilizado ao comitê, desde 2019, é essencial para as atividades de combate aos incêndios.

“Agradecemos ao Caoma pelo monitoramento, praticamente em tempo real, das áreas queimadas e pelo trabalho feito junto aos municípios para a formação das brigadas anti-incêndio”.

Segundo o coordenador do Caoma, Francisco Brandes Júnior, a equipe do Centro já tem trabalhado na compilação de dados para prestar o devido suporte ao Comitê do Fogo no ano de 2024. “Nosso objetivo é que tanto o grupo de atuação em queimadas do MPTO quanto o Caoma entreguem os dados de queimadas do ano de 2023 junto com a estratégia de atuação para o ano de 2024”.

Francisco Brandes explicou que esses dados deverão conter informações relativas à formação de brigadas municipais, às propriedades com incidência de queimadas e aos resultados das investigações, para que as entidades que compõem o Comitê do Fogo possam se preparar, ainda no mês de janeiro de 2024, para atuar no combate aos incêndios durante todo o ano.

Comitê

O Caoma integra o Comitê Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais – Comitê do Fogo, organização que reúne mais 30 instituições no controle e combate a incêndios e queimadas.

A coordenação do comitê é realizada pelo Comando de Ações de Defesa Civil (Codec/TO) do Corpo de Bombeiros Militar. Neste ano, as ações do comitê tiveram início em março, com atividades de monitoramento, fiscalização e combate a incêndios florestais.

(Erlene Miranda – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 31/10 a 7/11

Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

10 horas ago

TJTO abre seleção para vaga de desembargador pelo critério de antiguidade

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…

11 horas ago

Histórias de superação inspiram mais de 140 servidoras durante roda de conversa sobre saúde feminina no 2º Chá com Mulheres do TJTO

“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza aulas de campo com alunos do Sesc no Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza aulas de campo com alunos do Sesc no Aureny III Visitas…

13 horas ago

Estado é condenado a reembolsar família de paciente falecido durante a pandemia de Covid-19 por despesas de UTI particular

O juiz Nassib Cleto Mamud, da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Gurupi,…

13 horas ago

Programa de conversão de multas ambientais da Prefeitura de Palmas permite transformar valores em ações concretas de cuidado com a natureza | Prefeitura Municipal de Palmas

Programa de conversão de multas ambientais da Prefeitura de Palmas permite transformar valores em ações…

13 horas ago