Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Como estratégia para que vítimas de violência na Capital recebam atendimento especializado, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), articulou a produção de ímãs com informações para a realização da denúncia. E para tratar sobre a distribuição desse material, nesta sexta-feira, 09, aconteceu uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas.

A coordenadora do Navit, promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, explica que a intenção é que os servidores façam a distribuição dos ímãs dentro das Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde.

A representante do Município e advogada da Semus, Fabian Kalini Silveira, parabenizou a iniciativa e se comprometeu a apresentar à secretária municipal de Saúde a solicitação para distribuição do material, ocasião em que levou cerca de 500 ímãs para apresentar à gestão.

Ímãs de geladeira

Em cada ímã há o número de contato do Navit, além de um QR Code que, após leitura, direciona para o site do núcleo.

O objetivo é que, posteriormente, esses itens sejam distribuídos em outras cidades do Estado, para que todos os tocantinenses tenham acesso fácil a orientações sobre como denunciar e onde ser atendido em casos de violência.

Navit

O núcleo foi criado em fevereiro de 2022, e tem a função de atender as vítimas de crimes violentos, domésticos, sexuais, patrimoniais ou relacionados a abuso policial. Oferece atendimento psicológico e jurídico, além de informar sobre como buscar reparação aos danos que sofreram.

(Erlene Miranda – Ascom MPTO)





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