Após atuação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), a Justiça determinou que o secretário estadual de Saúde apresente informações atualizadas sobre a reforma e as adequações estruturais do refeitório e cozinha do Hospital Geral Público de Palmas (HGPP). Também deverá informar o prazo estimado para conclusão da obra.
A decisão atende a uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pela 27ª Promotoria de Justiça da Capital, em dezembro de 2022, que solicitou que a Secretaria Estadual de Saúde e a empresa responsável pela alimentação servida no Hospital, garantissem a qualidade dos alimentos e a higiene dos serviços prestados. Também que realizassem a reforma da cozinha e refeitório da unidade de saúde.
Outra solicitação do MPTO contemplada na sentença foi para que a Vigilância Sanitária Municipal de Palmas (Visa) e o Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região sejam notificados a promover vistoria no local onde a prestadora de serviço Fabrika Nutrição e Alimentação realiza as atividades de fornecimento de alimentos. Eles devem conferir se as normas sanitárias e correlatas vêm sendo cumpridas e emitir relatório técnico com as respectivas análises.
Histórico
A Ação Civil Pública foi instaurada em 2020, após notícia veiculada na imprensa sobre uma lâmina enferrujada encontrada em alimento servido a paciente da ala de oncologia do HGP. Na época, diversas vistorias foram realizadas pelo MPTO em conjunto com o Conselho de Nutrição, o Conselho Estadual de Saúde e a Vigilância Sanitária.
Em uma das inspeções, em abril de 2022, foi encontrado mofo no teto do refeitório e na cozinha da unidade hospitalar. Também foi comprovado que o espaço da cozinha era apertado para os profissionais realizarem suas atividades laborais, além de apresentar pouca ventilação, piso quebrado, esquadrilhas enferrujadas e baixa qualidade da comida oferecida, além da pouca variedade de alimentos e ausência de frutas no cardápio.
(Erlene Miranda – Ascom MPTO)
Valorização de professores e servidores e reestruturação das unidades de ensino resgatam educação municipal de…
Líder da Bancada Feminina no Senado, a senadora Professora Dorinha Seabra (União), manifestou profundo pesar…
Prefeitura de Palmas amplia acesso a serviços públicos em Palmas Regularização fundiária, aumento do acesso…
Ao longo de 2025, a segurança pública consolidou-se como um dos temas mais recorrentes no…
Palmas alcança 7ª posição em ranking nacional de qualidade de vida Com nota 68,18, a…
Prefeitura de Palmas reforça proibição de fogos com estampido para proteção de crianças, idosos, autistas…