Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou, no domingo, 3, concurso público para o seu quadro de servidores, para cargos de nível superior e médio, como parte do plano de ações estruturantes. A meta é reforçar o quadro de pessoal para enfrentar o crescimento elevado na demanda de processos sob a responsabilidade do MPTO, preparando a instituição para o futuro.

As provas do concurso foram aplicadas na cidade de Palmas, em 12 locais diferentes, entre escolas e faculdades. A Comissão do Concurso acompanhou a realização do certame e avaliou que os trabalhos aconteceram com tranquilidade.

No período da manhã, foram aplicadas as provas para os cargos de nível superior. À tarde, as provas de nível médio. O certame é conduzido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a mesma banca que organizou o concurso para membros do MPTO, realizado ao longo de 2022, em seis etapas.

Gabarito e recursos

Conforme o cronograma, o Cebraspe disponibilizará na terça-feira, 5, a partir das 19h, o acesso à consulta individual dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas e o padrão preliminar de respostas da prova discursiva.

O prazo para interposição de recursos quanto às questões e gabaritos preliminares se inicia às 10 horas de quarta-feira, 6, e se encerra às 18 horas de quinta-feira, 7, conforme o edital do concurso.

Todas as informações sobre o certame poderão ser acessadas no endereço eletrônico https://www.cebraspe.org.br/concursos/MP_TO_24_SERVIDOR.

O concurso

O concurso oferece 54 vagas para nível superior e médio, mais cadastro de reserva. O cargo com a maior quantidade de inscritos é o de Assistente Administrativo, de nível médio, com 9.705 concorrentes (incluindo os da ampla concorrência e os que se inscreveram para as vagas reservadas a candidatos negros e a pessoas com deficiência). O segundo maior quantitativo de inscritos é para a área de Pedagogia (1.057 inscritos), seguido da área de Psicologia (500 inscritos).

O crescimento na demanda de trabalho

Conforme levantamento, os processos judiciais em movimentação sob a responsabilidade do MPTO cresceram de forma significativa nos últimos anos, saindo de 344.771 em 2020 para 408.203 em 2023. 

A avaliação é de que essa ampliação na carga de trabalho repercute em toda a instituição, inclusive sobre o pessoal da área administrativa, já que também foi registrado aumento na demanda por atividades relativas a compras, contratações de serviços, suporte em tecnologia da informação, emissão de pareceres e notas técnicas, dentre outros, o que tornou necessária a realização do concurso.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Poder Judiciário do Tocantins atua em regime de plantão nesta sexta-feira (31/10)

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e demais unidades do Poder Judiciário estadual não…

47 segundos ago

Projeto Juntos pela Inclusão da Prefeitura de Palmas beneficia mães atendidas pelo Programa BPC na Escola | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto Juntos pela Inclusão da Prefeitura de Palmas beneficia mães atendidas pelo Programa BPC na…

16 minutos ago

Esmat amplia programação do Congresso Internacional em Direitos Humanos com novo minicurso

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) atualizou a programação da 18ª edição do Congresso Internacional…

1 hora ago

Com foco no diálogo, TJTO participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação, de 3 a 7/11, com mais de 3 mil audiências previstas

Com 3.361 audiências previstas, o Poder Judiciário do Tocantins participa da 20ª Semana Nacional da…

13 horas ago

TJTO leva JUS em Ação à Comarca de Novo Acordo na próxima segunda-feira (3/11)

A caravana do JUS em Ação irá desembarcar na Comarca de Novo Acordo, na próxima…

14 horas ago

Prefeitura de Palmas reforça linhas do transporte coletivo em horários de pico na região sul da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reforça linhas do transporte coletivo em horários de pico na região sul…

15 horas ago