A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), Araína Cesárea, proferiu palestra de abertura em programação da Procuradoria da República no Tocantins alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu na terça-feira, 6.
Na ocasião, a representante do MPTO apresentou o tema “Direitos reprodutivos da mulher, violência obstétrica e a atuação do Ministério Público”, discorrendo sobre a legislação, sobre políticas públicas e conduzindo uma reflexão sobre o assunto, em uma roda de conversa.
Ela falou sobre a experiência do parto e sobre a importância de mudança no modelo atual, no qual o protagonismo é dado ao profissional de saúde, ao invés de ser dado à parturiente. Também trouxe a experiência do MPTO na matéria e destacou casos relevantes de violência obstétrica, como o da influenciadora digital Shantal Verdelho e de Alyne da Silva, esta morta aos 28 anos, vítima de um parto induzido e do descaso do serviço de saúde. Este foi o primeiro caso em que o sistema global de direitos humanos tratou sobre violência obstétrica.
Também participaram como palestrantes a defensora pública Kênia Fernandes; a enfermeira obstetra e professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Christine Gusman; e a fisioterapeuta pélvica, doula e membro da Equipe Matricial de Humanização do Hospital e Maternidade Dona Regina, Carolina Barrionuevo.
A roda de conversa sobre saúde e direitos sexuais e reprodutivos das mulheres foi promovida por iniciativa da Procuradoria Regional dos Direitos dos Cidadãos no Tocantins.
Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…
O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…
Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…
Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…
Assistência Social de Palmas realiza mais de 97 mil atendimentos em 2025 e reforça papel…