Recomendação expedida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) propõe que o prefeito de Goiatins adéque o Conselho Tutelar do município com estrutura necessária ao seu bom funcionamento.
Atualmente, o Município não atende à Resolução nº 231, de 2022, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que dispõe que a lei orçamentária municipal deverá estabelecer dotação orçamentária específica para o Conselho Tutelar.
Entre as medidas recomendadas, o promotor de Justiça Guilherme Cintra Deleuse, que responde pela Promotoria de Justiça de Goiatins, solicita que a gestão municipal encaminhe à Câmara de Vereadores proposta orçamentária que contemple a previsão dos recursos necessários ao funcionamento do órgão.
O documento expedido considera levantamento feito pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije) que constatou que o Conselho Tutelar funciona com estrutura física inadequada, sem espaços para atendimento ao público, atendimento individual, atividades administrativas, dentre outros.
Estrutura
No prazo máximo de 120 dias, a Prefeitura deverá dotar o Conselho Tutelar de estrutura necessária ao seu bom funcionamento, constituída, no mínimo, por uma recepção, três salas reservadas para atendimentos especializados e banheiro, além de adequar os espaços com acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou limitações físicas.
A gestão também deverá, no mesmo prazo, adquirir purificador de água e aparelhos de ar-condicionados para as salas.
Já em 30 dias, deverá ser disponibilizada uma linha telefônica para uso exclusivo do Conselho Tutelar, além de um celular com créditos suficientes para o uso contínuo e exclusivo dos conselheiros tutelares.
Por fim, no prazo máximo de 45 dias, a recomendação solicita que seja providenciada a implementação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência – Conselho Tutelar (SIPIA-CT) e a oferta do curso para que os conselheiros o utilizem.
Promover o acesso à cultura, estimular o pensamento crítico e fortalecer o processo de reintegração…
A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…
Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…
Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…
Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…
Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…