Portal do Ministério Público Estadual do Tocantins


Fiscalização realizada nesta quinta-feira, 23, pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) em unidades de saúde localizadas no setor de Taquaralto, em Palmas, verificou demora no atendimento, infraestrutura precária em duas unidades e falta de medicamentos.

Os estabelecimentos de saúde foram inspecionados pelo promotor de Justiça Thiago Ribeiro, que atua na área de saúde da capital. Foram eles: Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, Policlínica Taquaralto e Unidade de Saúde da Família (USF) José Hermes. 

A iniciativa de realizar as vistorias foi motivada pelo fechamento da UPA Taquaralto e utilização do prédio para instalação da Policlínica de Taquaralto, que está sendo adaptada para ampliar o número de consultórios.

Na USF José Hermes, foi observado que os pacientes que precisam agendar, receber e fazer exames laboratoriais aguardam o atendimento em ambiente externo, sem proteção de sol ou chuva. Segundo os usuários do serviço, o problema já dura alguns anos. 

Na UPA Sul, foi apurado um grande número de pacientes aguardando atendimento, número de cadeiras insuficiente para os usuários, além de pacientes classificados como menos graves (identificados pela cor verde) em espera de até quatro horas para realização de consulta médica. 

Além disso, a unidade precisa de reforma, pois existem infiltrações no teto e paredes, o que gera mofo e coloca em risco a saúde dos pacientes e servidores.

Como resultado da fiscalização, o promotor de Justiça oficiará o Município de Palmas a fim de que tome providências para sanar os problemas identificados. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)





FONTE

Comentários estão fechados.