portaria traz calendário do Tribunal do Júri e mais de 30 crimes contra a vida serão julgados a partir de agosto
Titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas, o Juiz Cledson José Dias Nunes publicou nova portaria que detalha a temporada de sessões do Tribunal do Júri para o segundo semestre de 2025. Com início marcado para 1º de agosto, o cronograma inclui 37 processos envolvendo crimes dolosos contra a vida, com destaque para a inclusão de quatro novos casos considerados aptos para julgamento, conforme a Portaria nº 2.550/2025, que pode ser conferida no link.
Segundo o juiz, o documento reorganiza o calendário de julgamentos, priorizando réus presos e processos antigos, além de incluir datas para a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, uma ação direcionada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para julgamentos de feminicídios. O calendário anterior pode ser conferido nesta matéria.
Um dos casos incluídos no calendário anterior, pela nova portaria, é o de Carlos Uanderson Pereira dos Reis, de 39 anos, que será julgado no dia 21/8, uma quinta-feira, durante a Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. Ele é acusado de tentativa de feminicídio, a golpes de faca, contra a ex-companheira Érica Bernardo dos Santos, em 14/3/2021, na 606 Sul, durante desentendimento motivado pela exigência da vítima para que ele deixasse a residência. A vítima foi socorrida por vizinhos e encaminhada ao hospital.
Outro processo é o que envolve Rogério Martins Araújo, de 42 anos. O caso foi distribuído há mais de 14 anos e agora está apto para julgamento. Ele será julgado no dia 15/12, o último dia da temporada, acusado de tentativa de homicídio, a tiros, contra Jaires Francisco Gomes, em 27/11/2004, após uma discussão sobre a bicicleta da vítima, que Rogério havia danificado. Mesmo ferido na perna esquerda, Jaires lutou até a chegada do irmão do réu, que interveio e tomou a arma, impedindo a execução.
A seguir, a lista dos réus, as acusações de cada caso e as datas dos julgamentos:
Agosto de 2025
1/8 (sexta-feira): Será a reunião de abertura da temporada.
4/8 (segunda-feira): Gil Lindemberg Barbosa Valentin e Luciano Francisco Dutra
Acusados de matar Delbertiee Dias Alves com disparos de arma de fogo e golpes de faca, além de ocultar o corpo. Eles também são acusados de corromper um menor, praticando infração penal. O crime ocorreu próximo ao “Mirante do Limpão”, zona rural de Palmas/TO, em 29/4/2022.
7/8 (quinta-feira): Leomar Barros Batista e Wanderson de Jesus Santos
Acusados de matar Edivando Alves Gomes e Gilvan Gomes da Silva por vingança. As vítimas, moradores de rua, foram mortas por esganadura, pauladas, socos, pontapés e pedradas. O crime ocorreu na região central de Palmas/TO, na madrugada de 17 de janeiro de 2023.
11/8 (segunda-feira): Robison Virissimo de Souza
Acusado de matar Bruno Reis Conceição com um golpe de canivete. O crime ocorreu após a vítima e a ex-companheira do réu terem cortado o fornecimento de energia da casa onde o acusado morava. O crime ocorreu na 403 Sul, em 17/2/2023.
13/8 (quarta-feira): Alexsander Marcial Pinto Costa Bezerra
Um dos acusados da morte de Victor Iury Gomes de Almeida Sabbag e Luana Soares Azevedo Rocha. O crime ocorreu em uma estrada vicinal, próximo à Rodovia TO-030, zona rural de Palmas, em 24/12/2022. As vítimas foram mortas por disparos de arma de fogo.
18/8 (segunda-feira – Semana Nacional da Justiça pela Paz): Dejair de Oliveira Alves
Acusado de tentar matar a ex-namorada Letícia de Souza Silva com golpes de faca. O crime ocorreu no Jardim Aureny I, em 30/1/2024. A vítima foi atacada enquanto ia para o trabalho e escapou devido à intervenção de populares.
21/8 (quinta-feira – Semana Nacional da Justiça pela Paz): Carlos Uanderson Pereira dos Reis
É acusado de tentativa de feminicídio, a golpes de faca, contra a ex-companheira Érica Bernardo dos Santos, em 14/3/2021, na 606 Sul, durante desentendimento motivado pela exigência da vítima para que ele deixasse a residência. A vítima foi socorrida por vizinhos e encaminhada ao hospital.
25/8 (segunda-feira): Arnaldo Lisboa do Carmo Junior
O réu é um dos acusados de matar Leonardo Alves de Souza com disparos de arma de fogo. O crime ocorreu entre as quadras 504/604 Norte, em 28/10/2022. Os acusados, supostamente ligados a uma facção criminosa, teriam matado a vítima por ela ser de uma facção rival.
28/8 (quinta-feira): Teyllon Mickael Araujo dos Santo
Acusado da morte de Francivaldo Lima Silva com disparos de arma de fogo, em Palmas, dia 8/4/2023, durante uma confraternização, após uma discussão.
Setembro de 2025
1º/9 (segunda-feira): Jairon de Souza Silva
Acusado de matar Vinícius Lucas Ferreira Silva com disparos de arma de fogo. O crime ocorreu dia 30/9/2023, na Praia da Graciosa, após o réu se aproximar da vítima por trás e atirar.
4/9 (quinta-feira): Israel Ribeiro Copertino Pires
Acusado de matar Lucas Carvalho de Castro e tentar matar Rangel Lima Pinho com tiros no “Bar da Loira”, em Palmas, dia 13/3/2022. As vítimas foram surpreendidas pelos tiros que mataram Lucas e feriram Rangel.
11/9 (quinta-feira): Wagner Sousa de Araujo
Acusado de tentar matar Gabriel Gomes da Silva com disparos de arma de fogo. O crime ocorreu próximo à “Adega 63”, Quadra 103 Norte, em 25/11/2023.
15/9 (segunda-feira): Paulo Ricardo Machado Morais
Acusado de matar Matheus Lesse Silva com um disparo de arma de fogo. O crime ocorreu no Jardim Aureny IV, no dia 19/4/2023.
18/9 (quinta-feira): Angelita Rodrigues dos Santos
Acusada de matar Atanael Nazaro Ribeiro com um golpe de faca. O crime ocorreu no “Bar Luz do Sol”, no Distrito de Buritirana, dia 22/6/2024. Após desentendimentos prévios e ameaças de morte, ela teria esfaqueado a vítima pelas costas.
22/9 (segunda-feira): Itamar Costa Rodrigues
Acusado de matar Antônio Francisco Ferreira da Silva com golpe de faca, em Palmas, dia 6/8/2006, após uma discussão entre o réu e a vítima, motivada por suposto relacionamento amoroso do réu com a mulher da vítima, e depois de a vítima ter agredido o réu.
25/9 (quinta-feira): Malu Lemos de Oliveira
Acusada da morte de Gisael Ribeiro Coelho e tentativa de homicídio de um adolescente, na noite de 23 para 24/4/2022, com sequestro das vítimas, ajudada por comparsas. Após serem levados para Luzimangues e retornarem a Palmas, Gisael foi executado a tiros. O adolescente foi agredido e roubado, mas conseguiu fugir e identificar a acusada na delegacia.
29/9 (segunda-feira): Cleiton da Silva Veras
Acusado de matar João Pereira de Sousa Júnior com golpes de faca, após uma briga anterior em um bar em Palmas. O réu e seu irmão seguiram a vítima até sua casa, onde foi morta, dia 19/8/2007.
Outubro de 2025
2/10 (quinta-feira): Wanderbrim Pereira Alves
É acusado de assassinar André Luiz Guedes utilizando um facão e depois lhe cortar o pescoço, após desentendimento motivado por ciúmes. Outro acusado de ajudar na ocultação do corpo, encontrado no dia seguinte em uma estrada vicinal, morreu durante o processo. O crime ocorreu em Palmas, dia 8/1/2011.
6/10 (segunda-feira): Wanderson Marinho Ferreira
Acusado de matar Tiago da Silva de Oliveira com uma facada no pescoço enquanto era levado em uma moto pela vítima, depois de ingerir bebidas alcoólicas em um ferro-velho. O crime ocorreu em Palmas, dia 9/9/2014.
9/10 (quinta-feira): Fabio Rodrigues de Faria
Acusado de dirigir embriagado, quando bateu o carro em acidente que matou Ana Cristina Teixeira de Freitas e feriu Márcia Maria Cândido de Queiroz, na TO–010, dia 1º/1/2015.
13/10 (segunda-feira): Matheus Hugo Carvalho Silva
Acusado de matar Francisco Simão de Souza com tiros no Bar Esquinão. O motivo do crime seria vingança, após discussões entre a vítima e a mãe do acusado, que já havia ameaçado Francisco anteriormente. O crime ocorreu dia 23/12/2015.
16/10 (quinta-feira): Silvano Gomes Silva
Acusado de se vestir de gari e matar, por engano, Albano José Ferreira de Melo, e por tentar matar Pedro Conceição Ferreira da Silva e Leandro Ferreira, a mando de outra pessoa, que teve o sobrinho morto anteriormente. O crime ocorreu em 11/1/2016.
20/10 (segunda-feira): Charles Barbosa de Sousa e Jacione Costa Dias
Acusados de tentativa de homicídio contra Joaquim de Santana Filho, com facadas e tiros, após uma discussão em um jogo de baralho, seguida de tentativa de roubar o carro de outra pessoa, também atingida com tiros, dia 23/1/2016. As vítimas sobreviveram.
23/10 (quinta-feira): Jacione Costa Dias e Ricardo de Jesus Valente Rodrigues
São acusados do homicídio e da ocultação de cadáver de Vilton Batista Campos, com golpes de madeira, após suspeitar que a vítima cortejava a companheira de Jacione, dia 5/3/2023, no Setor Jardim Janaína. O corpo da vítima foi achado em um matagal no dia seguinte.
27/10 (segunda-feira): Abimael Francisco Nascimento
Acusado de ter matado, em ação premeditada, Abnair Cândido de Souza com disparos de arma de fogo, com mais duas pessoas não identificadas. A vítima estava em frente a uma distribuidora, em Palmas, ao ser atingida, dia 19/2/2016.
30/10 (quinta-feira): Mateus Silva Rego
Acusado de tentativa de homicídio de Mizael Barbosa Martins, a facadas, após discussão motivada por uma dívida que a vítima tinha com o pai do réu. O fato ocorreu no Distrito de Taquaruçu, dia 6/3/2016.
Novembro de 2025
3/11 (segunda-feira): Durval Gomes de Oliveira Filho
Acusado de ter matado a tiros Uanderson Basílio Alves da Costa com apoio de outra pessoa, motivado por um triângulo amoroso envolvendo a vítima e uma mulher que se relacionava com o comparsa que o ajudou no crime, cometido em Palmas, dia 12/4/2016.
6/11 (quinta-feira): Yago Barroso da Silva
Acusado de ter matado Antônio Luiz Dias Lopes a tiros, apoiado por mais duas pessoas. O crime, motivado por “rixa” entre bairros, ocorreu no Morada do Sol, dia 17/4/2016.
10/11 (segunda-feira): Weverghton Lopes Rodrigues de Carvalho
Acusado da tentativa de homicídio de Rafael Soares da Costa, a tiros, disparados de uma moto, no dia 12/5/2017, em Palmas.
13/11 (quinta-feira): Valmir Batista Costa
É acusado da morte de Jhonata Barbosa Alencar, devido a confusões que a vítima causava em um bar. Contratados por uma mulher, o réu e outra pessoa (já falecida) teriam armado uma emboscada e esfaqueado Jhonata, em Palmas, no dia 15/5/2016.
17/11 (segunda-feira): Matheus Aparecido Batista Martins
Acusado de matar a facadas Gabriel Borges Fortaleza, atraído para sua residência por dois adolescentes. O crime teria sido motivado pela suspeita de que a vítima teria estuprado a irmã de um dos denunciados e ocorreu em Palmas, dia 16/5/2016.
19/11 (quarta-feira): Itamar Rodrigues de Moura
Acusado do homicídio de Edimar dos Santos Souza, a tiros, no Setor Taquari, dia 5/6/2016.
24/11 (segunda-feira – Semana Nacional da Justiça pela Paz): Gabriel Junior Amaral Fernandes
Acusado da tentativa de feminicídio contra a ex-namorada Ingridy Lorrany Gomes de Deus, por não aceitar o fim do relacionamento, com a invasão da residência da vítima para a agressão, dia 25/7/2021. A morte não se consumou porque populares intervieram.
27/11 (quinta-feira): Guiler Nonato dos Santos
Acusado da morte de Abraão Xavier de Sousa, esfaqueado dia 31/12/2009, em Palmas, durante uma discussão, supostamente por desavenças relacionadas ao tráfico de drogas. A vítima estava em festa e foi chamada para fora da residência pelo réu, que o esfaqueou no tórax.
Dezembro de 2025
1º/12 (segunda-feira): Joseph Freitas da Silva
Acusado da morte de Hélio Oliveira Soares Júnior com três golpes de faca nas costas, em Palmas, dia 6/8/2016. Após o crime, ele foi encontrado em um bar pela polícia, com a arma do crime.
4/12 (quinta-feira): Lucas Vitor dos Santos Cruz
Acusado da tentativa de homicídio de Angelo Neto Ferreira Pinto, com apoio de outra pessoa, motivada por um desentendimento anterior envolvendo a esposa da vítima, que levou tiros após uma discussão em uma festa. Lucas conduziu a motocicleta e emprestou a arma para o crime, que ocorreu em Palmas, dia 11/6/2017.
11/12 (quinta-feira): Robson Dante Gonzaga Santana
Acusado da morte de Sione Pereira de Oliveira e Weliton Pereira Barbosa e da tentativa de homicídio de Cleison da Silva Rodrigues, em uma distribuidora, após exibir arma e afirmar ser policial, durante uma confusão em que atirou nas vítimas, dia 15/9/2017.
15/12 (segunda-feira): Rogério Martins Araújo
Acusado de tentativa de homicídio a tiros contra Jaires Francisco Gomes, em 27/11/2004, após uma discussão sobre a bicicleta da vítima, que Rogério havia danificado. Mesmo ferido na perna esquerda, Jaires lutou com Rogério até a chegada do irmão do denunciado, que interveio e tomou a arma, impedindo a execução.
Comentários estão fechados.