prédio do TJTO ganha cor da campanha e servidores podem se preparar para programação
Com a chegada de novembro, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, o prédio do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) ganha nova cor, Azul, o tom da campanha Novembro Azul. O acendimento das luzes está previsto para acontecer a partir desta quarta-feira (1º/11).
Durante todo o mês, o movimento de adesão à campanha poderá ser observado também nas páginas oficiais do Judiciário (Twitter e Facebook). Em Brasília, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) se une a outras instituições e órgãos governamentais na campanha de prevenção ao câncer de próstata.
Programação
O Espaço Saúde do TJTO realizará algumas iniciativas voltadas para esse público e a primeira ação prevista será um Talk Show com o tema “Saúde do Homem”, ministrada pelo médico Flávio Cavalcante, no dia 20 de novembro, às 14h, na sala de reunião da diretoria do Fórum de Palmas.
Serão disponibilizadas 50 vagas para servidores e magistrados do Poder Judiciário e as inscrições podem ser feitas pelo link: //forms.gle/bvEFREuRm7e8abe29.
Mais informações pelo telefone: 63 3214-4420.
Novembro Azul
O movimento, criado em 2011, foi iniciado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.
(Com informações do Ministério da Saúde)
Comentários estão fechados.