A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem) deu um passo importante nesta quinta-feira, 16, no processo de Regularização Fundiária por Interesse Específico (Reurb-E). Foram entregues 30 títulos à Procuradoria-Geral do Município (PGM) para análise e aprovação, etapa que antecede a entrega oficial dos documentos aos titulares das propriedades.
O ato é considerado histórico, já que há mais de 20 anos havia a demanda pela regularização. O último movimento significativo ocorreu ainda no primeiro mandato do prefeito Eduardo Siqueira Campos, que novamente coloca o tema como prioridade da atual gestão. A ação promove segurança jurídica, valorização dos espaços públicos e privados e desenvolvimento econômico para empreendedores e proprietários locais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello, destacou a importância do momento. “A regularização dos lotes industriais é um passo fundamental para garantir segurança jurídica e fortalecer o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Cada título representa o reconhecimento do direito de quem acredita e investe em Palmas, e reflete o compromisso da gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos com a valorização dos empreendedores e o crescimento do município”.
O procurador-geral do Município, Renato Oliveira, destacou a importância da atuação da PGM no processo de regularização, ressaltando que muitos desses processos estavam pendentes há mais de 30 anos. Segundo ele, a atual gestão reconheceu a relevância dessas empresas para a economia de Palmas e criou uma força-tarefa para dar andamento aos trâmites. “A Procuradoria tem papel fundamental, especialmente por envolver o patrimônio municipal, e vem atuando em conjunto com as outras pastas envolvidas com dedicação e comprometimento para que os processos sejam entregues em sua totalidade”, afirmou.
Além da entrega dos títulos, que deve ocorrer em novembro com a presença do prefeito de Palmas, uma nova reunião está marcada para o dia 31 de outubro, quando novas áreas e processos serão avaliados pela Comissão do Reurb-E.
O procedimento de regularização é simples e pode ser feito de forma totalmente digital, pelo Portal do Cidadão da Prefeitura de Palmas.
Regularização
Atualmente, cerca de 600 lotes localizados nos Distritos Industriais Norte e Sul, Eco-Industrial e em Taquaralto aguardam regularização. Apesar da entrega dos 30 títulos representar apenas uma parte do total, a gestão ambiciona cumprir a meta de regularizar 100% dos imóveis até 2026.
Texto: Tainara Saraiva
Edição: Fernanda Sousa
Portaria Nº 3526/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 17 de outubro de 2025 Dispõe sobre a escala…
ETI Luiz Rodrigues Monteiro une esporte e solidariedade em Jogos Interclasses Competição arrecada alimentos que…
Circuito A – Aprendizagem proporciona tarde de reflexão e boas práticas a educadores de Palmas…
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou novo edital de chamamento público para selecionar 30 juízes e…
Campanha promove manhã de atividades físicas para pessoas idosas no Parque Cesamar Evento integra campanha…
Conselho Fiscal do Previpalmas realiza reunião ordinária para apreciação das prestações de contas de 2022…