Prefeitura de Palmas busca parcerias para o desenvolvimento da agricultura familiar | Prefeitura Municipal de Palmas
Prefeitura de Palmas busca parcerias para o desenvolvimento da agricultura familiar
Encontro reuniu 31 associações de produtores rurais, representantes do MDA e do Senar para discutir ações voltadas a independência dos produtores rurais
Representantes de Associações de Produtores Rurais de Palmas participaram, na manhã desta quarta-feira, 12, de um café da manhã promovido pela Secretaria da Agricultura e Região Metropolitana, que contou com a presença do secretário Jaime Café, de representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Durante o encontro, foram apresentadas propostas de ações voltadas à agricultura familiar, com foco na promoção da independência e fortalecimento dos pequenos produtores. Segundo o secretário Jaime Café, o objetivo é unir esforços por meio de parcerias que estimulem o crescimento econômico no campo. “Precisamos fazer o produtor rural independente” , destacou o secretário.
Participaram do evento representantes de 31 associações rurais , que puderam conhecer as políticas públicas e linhas de financiamento do MDA, apresentadas pelo superintendente Diego Montelo, e as iniciativas de assistência técnica desenvolvidas pelo Senar, explicadas pelo diretor de Assistência Técnica da instituição, Fabrício Vasconcelos.
Produtores Otimistas
Entre os participantes, o produtor rural Celso Francisco dos Santos, do Assentamento São João, onde atua desde 2001, avaliou de forma positiva o diálogo da Prefeitura com os agricultores.
“A conversa está sendo muito boa, porque uma coisa que não vinha acontecendo era a parceria. Isso não existia em Palmas. Agora estou vendo essa parceria começar, e isso traz pontos positivos” , afirmou.
O produtor conta que trabalha com produção diversificada, criando frangos, peixes e gado, buscando garantir a sustentabilidade da propriedade. Ele acredita que o fortalecimento dessas políticas pode trazer resultados concretos para o campo.
“A gente produz de tudo um pouco, mas ainda não tivemos um desenvolvimento que permita viver de forma mais controlada, com um salário certo. Se levar essa conversa pra frente e fizer funcionar, vai ser bom demais. A conversa está boa” , concluiu otimista.
Texto: Samara Martins
Edição: Fernanda Sousa





Comentários estão fechados.