Prefeitura de Palmas capacita servidores para fortalecer planejamento estratégico e orçamentário | Prefeitura Municipal de Palmas
Prefeitura de Palmas capacita servidores para fortalecer planejamento estratégico e orçamentário
Formação promovida em parceria com o Insper São Paulo integra a construção do PPA 2026-2029 e do Planejamento Estratégico 2025-2035
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Licitações, iniciou nesta segunda-feira, 4, um workshop de capacitação voltado ao aperfeiçoamento do planejamento estratégico e orçamentário da gestão. A formação, realizada em parceria com o Insper São Paulo — instituição de ensino superior referência nacional — integra o processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e do Planejamento Estratégico 2025-2035.
O curso segue até sexta-feira, 8, no Hotel 10, com carga total de 40 horas. Participam 20 servidores — sendo 17 da própria secretaria e três de outros órgãos que integram o Comitê Intersetorial, instituído pelo Decreto Municipal N.º 2.707/2025. Compõem o comitê, além da Seplan, a Secretaria do Gabinete do Prefeito, a Casa Civil, a Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Secad), e a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.
A programação aborda temas essenciais para definir diretrizes estratégicas e orçamentárias do município, como visão, missão, valores e cadeia de valor; os instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA) e sua relação com as estratégias de gestão; além das emendas parlamentares e sua conexão com o planejamento público.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Licitações, André Fagundes Cheguhem, destacou a importância da capacitação como ferramenta para fortalecer a atuação técnica das equipes envolvidas na construção do planejamento da cidade.
“A proposta desta capacitação é de ampliar a base de conhecimento dos agentes envolvidos na elaboração, execução e monitoramento dos instrumentos de planejamento, trazendo outras visões, experiências e inovação”, pontuou.
A capacitação busca alinhar tecnicamente os órgãos da administração municipal, promover maior eficiência e coerência na atuação da gestão e qualificar os instrumentos de planejamento. A expectativa é que as metodologias e diretrizes apresentadas durante o curso sejam posteriormente replicadas junto às demais secretarias e fundações municipais.
Texto: Jéssica Sá
Edição: Denis Rocha
Comentários estão fechados.