Prefeitura de Palmas disponibiliza novo autoteste de HIV na rede de saúde | Prefeitura Municipal de Palmas
Prefeitura de Palmas disponibiliza novo autoteste de HIV na rede de saúde
Testes estão disponíveis nas unidades de saúde da Capital e podem ser feitos em qualquer lugar, garantindo mais privacidade à população; resultado sai em apenas 15 minutos
A Prefeitura de Palmas conta com novos meios de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Uma delas é a disponibilização do novo autoteste de HIV de punção digital. Com esse dispositivo, qualquer pessoa pode retirar o autoteste nas unidades de saúde da Capital e realizá-lo a qualquer hora ou lugar, garantindo assim mais privacidade e conforto para a população. O resultado sai em apenas 15 minutos.
Outra novidade são os preservativos. As novas camisinhas são mais finas, resistentes e agora em duas versões, lisas e texturizadas. A coordenadora da área técnica das ISTs da Semus, Carolina Freitas, ressalta que não há restrição de quantitativo de preservativos e autotestes que podem ser adquiridos. “Uma única pessoa pode retirar quantos quiser, isso vale tanto para o autoteste quanto para os preservativos.”
Ela destaca ainda a importância da utilização do preservativo como uma forma segura de prevenção de vários tipos de ISTs. “Vale ressaltar que o HIV é apenas uma das ISTs que podem ser transmitidas e que o preservativo continua sendo a única forma de evitar todas”, explica.
Onde encontrar?
Os autotestes estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USFs), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Henfil que fica no Centro de Atenção Especializada em Saúde (Caes) Dr. Ewaldo Borges, localizado na Avenida Siqueira Campos, quadra ACSU-SE 110. Já os preservativos, estão disponíveis em todos os serviços de saúde municipal.
Autoteste oral
A Semus também conta com o fornecimento do autoteste de HIV oral, disponibilizado nos mesmos locais do digital. A diferença é a forma de realizá-lo. Para o teste digital é necessário uma gota de sangue e demora apenas 15 minutos para obter um resultado. Já o oral precisa da saliva para o diagnóstico e demanda um pouco mais de cuidado para a realização.
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Iara Cruz



Comentários estão fechados.