A Prefeitura de Palmas deu mais um passo na implantação do Parque Urbano Linear Parque dos Pioneiros, nesta segunda-feira, 13, em encontro com gestores municipais e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que participaram da primeira missão técnica voltada à estruturação das ações do programa.
De acordo com o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Sempu), Frederico Mendes, a parceria com o banco marca o início de uma nova fase do projeto. “A gente acabou de dar início à primeira missão do BID aqui para o projeto de Resiliência Climática e Desenvolvimento Urbano Integrado no Córrego Machado, que é o nosso Parque dos Pioneiros. Agora é o momento em que, pela primeira vez, a equipe que representa o banco vem à cidade para poder conhecer um pouco mais o programa e também coletar informações”, explicou.
Segundo Mendes, a expectativa é que, ao fim da missão, seja elaborado um documento chamado perfil do projeto, que, após a aprovação do banco, permitirá o início da aplicação dos recursos na área. Ele destacou ainda que o trabalho envolve diferentes áreas de atuação, contando com equipes técnicas da Prefeitura e especialistas do BID.
“Como o projeto envolve diversas áreas, temos muitos técnicos da própria Prefeitura como consultores do BID para dar conta dos vários aspectos do programa. Esse é um momento em que damos praticamente o pontapé inicial com o banco e, durante os próximos meses, estaremos formalizando documentos que, ao final, resultarão na minuta do contrato de empréstimo para a execução intensiva das intervenções”, complementou o engenheiro.
Para o secretário municipal de Planejamento Urbano, Israel Henrique de Melo, “o Parque dos Pioneiros vai além de um equipamento urbano, representando uma transformação social e da paisagem urbana, trazendo atenção e oportunidades para uma região carente e deixando um legado significativo para a cidade.”
O projeto
A iniciativa faz parte do Palmas Mais Resiliente, um conjunto de ações estratégicas da gestão municipal voltadas à recuperação ambiental, regularização fundiária e requalificação urbana, além de obras de drenagem e pavimentação nos bairros Aureny II e III. O objetivo é transformar a região, promovendo desenvolvimento sustentável, inclusão social e melhoria na qualidade de vida da população.
Texto: Ana Júlia Mota – estagiária sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Iara Cruz
1/2
Moradores do Jardim Taquari podem ter acesso a programas sociais no Cras Xerente Equipamento público,…
Obras do Residencial Parque dos Ipês I, II e III alcançam 70% de execução e…
Mais de 160 residências no Jardim Taquari devem ser restauradas com novas telhas até esta…
A sanção da Lei Complementar nº 448/2025 pelo prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, nesta…
Conselho Municipal de Assistência Social avalia Planos de Ação 2026 dos CRAS Encontro avaliou os…
Prazo para solicitação de matrículas para alunos novatos encerra nesta sexta-feira, 16 Pais ou responsáveis…