Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária

Projeto prevê integração entre cursos da saúde e atendimento à população com foco em atenção primária

A Prefeitura de Palmas e a Ulbra Palmas deram um passo importante para a saúde pública da Capital na quinta-feira, 4, ao firmarem uma parceria para um projeto piloto inovador, com vistas à implantação de uma unidade de saúde comunitária nas dependências da instituição. A iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de serviços de atenção primária para a população e, ao mesmo tempo, fortalecer a formação prática dos acadêmicos da área da saúde.

A proposta prevê a utilização da estrutura já existente da clínica de enfermagem Florence Nightingale, além de espaços dos cursos de odontologia, estética e cosmética e medicina. Agora, a prioridade é viabilizar os recursos, equipe e infraestrutura necessários para colocar a unidade em funcionamento.

Entre os cursos que participarão ativamente do projeto estão enfermagem, medicina, biomedicina, agronomia, farmácia, odontologia, psicologia, estética e cosmética, fisioterapia, educação física e nutrição, proporcionando um trabalho multiprofissional e integrado no atendimento à comunidade.

Para o reitor da Ulbra Palmas, Marcelo Müller, a parceria reflete o compromisso da instituição em unir ensino de qualidade e responsabilidade social: “A Ulbra tem um viés muito voltado à comunidade e nossos cursos na área da saúde são referência no Estado. Nada mais oportuno do que permitir que nossos alunos tenham uma vivência muito mais intensa com esta parceria, que viabiliza uma unidade básica dentro da instituição. Isso agrega à formação acadêmica e, ao mesmo tempo, potencializa o atendimento à comunidade, especialmente em uma região que está em ampla expansão”, destacou.

Durante a visita técnica realizada no campus, a secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, destacou o impacto positivo da iniciativa: “Estamos aqui na Ulbra fazendo uma visita técnica, entendendo qual é a estrutura da universidade e delineando projetos em conjunto. A população pode esperar, nos próximos meses, a ampliação de serviços, melhorias na cobertura da saúde pública municipal para a região, muitos projetos para ampliar a cobertura da atenção primária e qualificar o atendimento dos palmenses”, afirmou.

Texto: Aline Sene

Edição: Iara Cruz

Proposta prevê a utilização da estrutura já existente da clínica de enfermagem Florence Nightingale, além de espaços dos cursos de Odontologia, Estética e Cosmética e Medicina – Foto: Divulgação



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp