Prefeitura de Palmas intensifica ações de saúde do homem com atendimentos ampliados e ações em locais de trabalho | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas intensifica ações de saúde do homem com atendimentos ampliados e ações em locais de trabalho

Canteiros de obras e oficinas têm sido pontos estratégicos para alcançar o público

Nesta quinta-feira, 13, a Prefeitura de Palmas levou equipes das USFs Loiane Moreno Vieira (Arse 24 – 210 Sul) e Francisco Júnior (Arso 41 – 403 Sul) a canteiros de obras e oficinas para ações de prevenção e cuidado voltadas ao público masculino, com orientações sobre câncer e doenças crônicas, distribuição de preservativos e testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A iniciativa integra o conjunto de atividades reforçadas neste mês de novembro pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), que tem ampliado o alcance das ações adotando estratégias como atendimento em horário estendido e atividades fora das unidades, em locais com maior concentração de trabalhadores.

A secretária municipal da Saúde, Dhiene Caminski, reforça que o Novembro Azul é uma oportunidade para fortalecer o cuidado contínuo com a saúde do homem e aproximar os serviços daqueles que mais têm dificuldade de buscar atendimento. “Muitos homens só procuram a unidade quando já estão com algum sintoma mais grave. Por isso, investir em ações que vão até onde eles estão e facilitar o acesso aos exames e orientações faz toda a diferença. Temos trabalhado para oferecer uma rede preparada e acolhedora, com programas e iniciativas que incentivam o cuidado preventivo durante todo o ano”, destacou.

O pedreiro José Vieira, de 53 anos, contou que só procura atendimento médico em último caso, mas que achou interessante a atividade feita pela USF Francisco Júnior. “Além da vida da gente ser muito corrida e o tempo ser pouco, acho que todo homem é assim, só se preocupa de fato e vai atrás de médico quando tá nas últimas. Mas achei legal a ação e já aproveitei para fazer os testes rápidos.”

Ações adaptadas

A diretora da Atenção Primária da Semus, Luma Garcia, explica que as unidades ficaram livres para organizar as ações de acordo com a aceitação do público. “Entendemos que cada região tem uma realidade distinta, em uma o horário de expediente é a melhor opção, em outras, precisa ser em horário estendido e, em alguns casos, a acessibilidade dos profissionais de irem ao encontro é a melhor alternativa para assistir a população.”

Desde o início do mês as unidades estão fazendo atividades como consulta médica, de enfermagem, atendimento odontológico, atualização de vacina e coleta de exames laboratoriais, especialmente o PSA, rastreador para investigação do câncer, indicado para entre 40 a 45 anos, ou antes, se houver fatores de risco como casos em irmãos, pais ou avôs.

Programação

13/11 (quinta-feira)

● USF Sarah Leylane – até às 18 horas

Palestra, roda de conversa, consultas com médico e enfermeiras, teste rápido para IST’s e vacinação

● USF José Luiz Otaviani (Arno 33 – 307 Norte) – até às 21 horas

Consultas médicas, enfermagem, testes rápidos ISTs e coleta de exames de sangue.

● USF Arno 41 (403 Norte) – das 18 às 22 horas

Palestras sobre as IST’s (Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C) e planejamento familiar e reprodutivo, além de atualização vacinal, encaminhamento para vasectomia, testagem rápida, avaliação odontológica e consulta médica.

17/11 (segunda-feira)

● USF Valéria Martins Pereira (Arse 122 – 1206 Sul) – das 18 às 21 horas

Educação em saúde, serviços de avaliação médica e solicitação de exames, avaliação odontológica, consultas de nutrição, planejamento reprodutivo (vasectomia), realização de testes rápidos e sorteio de brindes, auriculoterapia e ventosa.

18/11 (terça-feira)

● USF Arno 44 (409 Norte) – das 16 às 20 horas

Acolhimento das participantes, distribuição de folders informativos, educação em saúde com dinâmicas, oferta de testes rápidos de IST’s, aferição de pressão arterial e de glicemia, consulta médica, consulta odontológica, orientações individuais e encaminhamentos, solicitação de exames laboratoriais, além de planejamento familiar para solicitação de vasectomia.

19/11 (quarta-feira)

● USF Jardim Aureny II – das 7 às 13 horas

Tem deixado às quartas-feiras para atendimento em livre demanda para os homens.

● USF José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul) – das 8h30 às 10 horas

Dia D com consulta de enfermagem, solicitação de exames, testes rápidos, solicitação de vasectomia, auriculoterapia, alongamento e avaliação odontológica

● USF Loiane Moreno Vieira (Arse 24 – 210 Sul) – das 18 às 21 horas

Atividades voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças com atendimentos e orientações sobre o cuidado integral à saúde masculina, atendimento odontológico, testes de ISTs.

● USF Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I) – das 18 às 22 horas

Solicitação de exames, atualização vacinal, realização de teste rápido de ISTs e avaliação odontológica.

● USF Mariazinha Rodrigues da Silva (Buritirana)

Palestras, atendimento individual, testes rápidos para ISTs e vacinação.

25/11 (terça-feira)

● Arse 82 (806 Sul) – a partir das 9h30

Processo para vasectomia.

● USF Arne 53 (406 Norte) – das 13 às 19 horas. Obs: esta unidade está funcionando na USF Deise de Fátima Araújo de Paula, localizada na Arse 13 (108 Sul)

Rodas de conversas acerca do cuidado integral no Sistema Único de Saúde (SUS), prevenção de violência e acidentes, oferta de testes rápidos de IST’s e atendimento médico e odontólogo somente para homens.

● USF Morada do Sol – das 14 às 18 horas

Palestra com equipe multiprofissional, consulta médica, solicitação de exames, avaliação odontológica e realização de testes rápidos de ISTs.

● USF Santa Fé – das 13 às 19 horas

Avaliação odontológica, vacinação, teste rápido, solicitação de exames e amostra de exames.

26/11 (quarta-feira)

● USF Jardim Aureny II – das 7 às 13 horas

Dia D do novembro azul com atendimentos com toda a equipe voltados para o cuidado com a saúde do homem em livre demanda, palestra, dinâmica, lanche e brinde.

● USF Novo Horizonte (Jardim Aureny IV) – das 17 às 21 horas

Palestra educativa sobre cuidados da saúde do homem e orientações sobre saúde mental e sexual, dinâmicas, além de consulta médica e de enfermagem, testagem rápida de IST ‘s, solicitação de exames de rotina e vacinação.

● USF Walter Pereira Morato (Taquaruçu) – das 18 às 21 horas

Realização de testes rápidos de ISTs, avaliação de exames laboratoriais e palestras sobre cuidados da saúde do homem.

27/11 (quinta-feira)

● USF Arno 42 (405 Norte) – das 8 às 12 horas

Palestra de odontologia, práticas corporais com foco no autocuidado com educador físico, atendimento médico, testes de IST´s, coffee break, sorteio de brindes.

● USF Sarah Leylane – das 8 às 18 horas

Palestra, roda de conversa, consultas com médico e enfermeiras, teste rápido para IST’s e vacinação

● Arse 82 (806 Sul) – das 8h10 às 19 horas

Atendimento médico agendado e demanda espontânea, consulta odontológica agendada e livre demanda, atendimento de enfermagem em livre demanda, atividade com multiprofissionais da educação física e fisioterapia.

● Laurides Lima Milhomem (Aureny III) – das 8 às 12 horas

Atendimento médico e orientações sobre a saúde do homem.

● USF Héder de Oliveira Silva (Arse 131 – 1304 Sul) – das 14 às 19 horas

Educação em saúde sobre cuidados preventivos de câncer de próstata, consultas médicas e de enfermagem, testagem de ISTs e atualização vacinal.

● USF Arno 41 (403 Norte) – das 18 às 22 horas

Palestras sobre as IST’s (Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C) e sobre câncer de próstata e pênis, além de atualização vacinal, encaminhamento para vasectomia, testagem rápida, avaliação odontológica e consulta médica.

28/11 (sexta-feira)

● USF Héder de Oliveira Silva (Arse 131 – 1304 Sul) – das 14 às 19 horas

Educação em saúde sobre cuidados preventivos de câncer de próstata, consultas médicas e de enfermagem, testagem de ISTs e atualização vacinal.

Texto: Gabriela Letrari

Edição: Juliana Matos

Desde o início do mês as unidades estão fazendo atividades como consulta e coleta de exames laboratoriais, especialmente o PSA, rastreador para investigação do câncer – Foto: Gabriela Letrari
José Vieira de 53 anos contou que achou interessante a atividade feita pela USF Francisco Júnior – Foto: Gabriela Letrari
Equipe organizando ação para os moradores da região – Foto: Gabriela Letrari



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp