Prefeitura de Palmas monitora e oferece suporte a entrevistadores do CadÚnico | Prefeitura Municipal de Palmas
Prefeitura de Palmas monitora e oferece suporte a entrevistadores do CadÚnico
Visitas feitas por equipe técnica aos Centros de Referência de Assistência Social periodicamente auxilia na qualificação do trabalho desses profissionais
Com o objetivo de qualificar o trabalho dos entrevistadores do Cadastro Único (CadÚnico) nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Capital, equipe técnica da Prefeitura de Palmas visitou nesta terça-feira, 22, seis dos sete equipamentos públicos. O entrevistador do Cadastro Único realiza entrevistas, confere documentos, insere dados no sistema do CadÚnico, utilizado pelo governo federal para gerir programas sociais, a exemplo do Bolsa Família, e verifica as pendências relacionadas aos benefícios.
Segundo a Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), o município de Palmas conta com 31 entrevistadores do Cadastro Único que atuam nos postos de atendimentos localizados nos Centros de Referência de Assistência Social e na sede da pasta. “Essa visita ocorre semestralmente, mas, se surgirem demandas, nossa equipe vai até o Cras para dar todo suporte necessário”, explicou a gerente do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Semas, Luzianni Silva.
Segundo a gerente, esse acompanhamento é de suma importância. “Esse acompanhamento é essencial para melhorar o atendimento nos Cras, já que tivemos mudanças no CadÚnico. Em março deste ano, ele migrou para um novo formato a fim de otimizar os atendimentos e minimizar a ocorrência de fraudes e também atualização sobre as novas regras do Bolsa Família”, pontuou a gerente.
CadÚnico
O Cadastro Único identifica e caracteriza as famílias de baixa renda com o registro de informações como endereço, características do domicílio, membros da família, identificação de cada membro, escolaridade, situação de trabalho e renda, se há alguma pessoa com deficiência, entre outras informações. Conforme relatório de Programas e Ações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em Palmas, no mês de junho deste ano, 61.898 famílias foram inseridas no Cadastro Único.
Texto: France Santiago
Edição: Juliana Matos
Comentários estão fechados.