Prefeitura de Palmas participa de painéis temáticos durante a COP30, em Belém (PA) | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas participa de painéis temáticos durante a COP30, em Belém (PA)

Município irá apresentar boas práticas voltadas à redução e adaptação às mudanças climáticas, com programas como o Palmas Solar e Muda Clima

Palmas estará presente na Conferência das Partes (COP30), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro em Belém (PA). A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), irá apresentar boas práticas de gestão com relação à redução e adaptação às mudanças climáticas. Exemplos de programas como Palmas Solar, Renova Palmas e Muda Clima, além da implantação de Parques Urbanos, demonstram o compromisso do Município com o desenvolvimento sustentável e a transição para uma economia de baixo carbono.

O Município de Palmas vai integrar dois painéis temáticos, sendo eles ‘Gestão de Resíduos Sólidos como Estratégia Climática: Experiências Locais e Cooperação Internacional’, em parceria com a Prefeitura de Salvador (BA), e o segundo sobre ‘Clima e Energia’. Além disso, a delegação da Capital participará de diálogos com instituições multilaterais, como o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), que está em negociação com a Prefeitura de Palmas para o financiamento do Programa Clima 360°.

De acordo com a FMA, a participação de Palmas na COP30 será uma oportunidade de trocar experiências com outros municípios da Amazônia Legal e do País, conhecer boas práticas internacionais e ainda estabelecer conexões com organismos e fundos globais. O evento é também o espaço adequado para a busca por apoio técnico e financeiro para estudos, capacitação de equipe e implantação de novos projetos, buscando sempre o enfrentamento da crise climática. 

Conferência internacional

A COP30 é o espaço oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) de negociação sobre o clima. Anualmente, representantes de vários países se reúnem para discutir ações voltadas ao enfrentamento às mudanças climáticas. Além de resultar em acordos internacionais importantes, como o Protocolo de Kyoto (1997) e o Acordo de Paris (2015), também é um encontro em que governos, cidades, cientistas e empresas promovem a cooperação global com vistas à construção de um futuro sustentável.

Texto: Cyntia Miranda

Edição: Iara Cruz



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp