Prefeitura de Palmas promove ação de educação para o trânsito no Capim Dourado Shopping e encerra o ano com mais de 14 mil pessoas atendidas | Prefeitura Municipal de Palmas
Prefeitura de Palmas promove ação de educação para o trânsito no Capim Dourado Shopping e encerra o ano com mais de 14 mil pessoas atendidas
Objetivo das atividades de cunho educativo são alertar para riscos e instruir sobre como se manter seguro
No último sábado, 20, a equipe da Gerência de Educação para o Trânsito da Prefeitura de Palmas esteve no Capim Dourado Shopping para realizar mais uma ação educativa para crianças e adultos. Com uma apresentação, a Secretaria de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Palmas (Sempdu) totalizou 130 ações. Mais de 14 mil crianças e adultos impactados, superando a meta anual para o ano de 2025, que era de 120 ações presenciais e 8 mil pessoas. Fizeram parte da apresentação os mascotes do trânsito Vidinha, Amarelinho, Mobilete e Patinete, que interagiram com os visitantes e alegraram crianças e adultos.
As ações de educação para o trânsito abrangem palestras em empresas, escolas e instituições e dinâmicas interativas em que o cidadão é impactado de forma direta e participativa, como a experiência de fazer circuitos com óculos simuladores de embriaguez.
O trabalho educativo tem como foco sensibilizar os usuários do sistema de trânsito, em especial os condutores de carros e motos, para os riscos de não respeitar as leis de trânsito.
Segundo o gerente de Educação para o Trânsito da Sempdu, Neto Portelinha, a conscientização tem como objetivo alertar para os riscos e também orientar sobre a forma correta de participar da mobilidade urbana como um usuário do trânsito. “Realizamos ações como essa durante todo o ano de 2025 e ficamos muito satisfeitos com os números que conseguimos alcançar. O trânsito é formado por pessoas, por isso sempre reiteramos a responsabilidade de cada indivíduo para um trânsito mais seguro”, afirmou Portelinha.
De acordo com o secretário-executivo de Trânsito, Alexandre Guerreiro, a previsão da Prefeitura de Palmas é levar as apresentações de educação para o trânsito para 100% das crianças matriculadas na rede municipal de ensino até o final da gestão. “Dinâmicas como a utilização dos óculos simuladores de embriaguez são muito impactantes e têm um efeito muito pedagógico. Acreditamos que a educação é o melhor caminho para a conscientização, só assim podemos alcançar o número ideal de óbitos no trânsito, que é zero”, afirmou o secretário.
Texto: Abelson Ribeiro





Comentários estão fechados.