Prefeitura de Palmas realiza encontro com beneficiários do projeto Juntos pela Inclusão | Prefeitura Municipal de Palmas
Prefeitura de Palmas realiza encontro com beneficiários do projeto Juntos pela Inclusão
Iniciativa teve como objetivo oferecer um ambiente acolhedor para vivências e trocas de experiências, fortalecendo a integração e o apoio mútuo
Na tarde desta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, promoveu um encontro integrativo e de fortalecimento emocional do projeto Juntos pela Inclusão de Quem Cuida. A ação foi realizada no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) com mães e responsáveis que cuidam dos usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A iniciativa teve como objetivo oferecer um ambiente acolhedor para vivências e trocas de experiências, fortalecendo a integração, o apoio mútuo e as ações realizadas com as famílias das crianças e adolescentes acompanhados. “Foi uma oportunidade valiosa de troca, aprendizado e de fortalecimento do nosso compromisso coletivo com a inclusão e a garantia de direitos”, destacou a coordenadora do Programa (BPC) na Escola, Raquel Oliveira.
“Abordamos o tema Cuidar de Quem Cuida, mostrando aos pais a importância do autocuidado para conseguirem cuidar bem dos filhos com deficiência. Sobre o envolvimento dos pais, usamos uma metodologia reflexiva, que oferece um espaço de escuta e pertencimento. Eles se sentem à vontade para falar, têm suas vivências acolhidas e participam ativamente”, afirmou a palestrante e assistente social, Marivalda Guimarães.
Acolhimento
“Hoje eu levo deste encontro uma esperança, uma luz no fim do túnel. Tem sido muito acolhedor. Vejo que a troca entre as mães é muito importante, porque nos sentimos vistas e apoiadas. Desde que o programa surgiu, tenho encontrado conforto e essa luz que eu precisava”, concluiu a mãe atípica Kenia da Silva.
Programa BPC na Escola
Instituído pela Portaria Interministerial nº 18, de 24 de abril de 2007, o programa BPC na Escola tem como finalidade garantir o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola, por meio da articulação entre as áreas de assistência social, educação, saúde, habitação e direitos humanos.
Texto: Daniel Reis – estagiário sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Iara Cruz





Comentários estão fechados.