Prefeitura de Palmas realiza gradagem para agricultores familiares | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas realiza gradagem para agricultores familiares

Mais de 600 produtores da zona rural da Capital serão beneficiados

Com o objetivo de fortalecer a produção da agricultura familiar, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Região Metropolitana, iniciou o serviço de gradagem das terras de pequenos produtores da zona rural da Capital.

Os primeiros atendimentos ocorreram nas regiões do Jaú e Vale da Cachoeira, e atualmente os trabalhos estão sendo realizados no Assentamento São João I. A ação deve beneficiar mais de 600 agricultores com previsão de continuidade nas localidades da Vila Agrotins, Brejo Comprido e na região de São Silvestre.

“São seis máquinas locadas pela Secretaria para atender os produtores com serviços de gradagem do solo, que consiste no preparo da terra para o plantio”, explica o secretário da Agricultura da Região Metropolitana, Jaime Café. Ele destaca que o apoio à agricultura familiar é uma das prioridades da gestão municipal.

O presidente da Associação do Setor São João I, Celso Francisco dos Santos, demonstrou satisfação ao destacar que as demandas da comunidade foram atendidas. “É muito bom quando a gente reivindica uma proposta que é atendida. Nós aqui da região estamos muito agradecidos”, destacou.

Beneficiados

Elza Irene Rodrigo dos Santos, produtora do São João I, agradeceu pelo início da gradagem em sua propriedade. Divorciada e responsável sozinha pelas próprias plantações, ela destacou a importância do serviço para melhorar a produção. “A gradagem ajuda bastante, nivelando a terra e facilitando o plantio. Eu falo em nome do São João inteiro: todos estão muito felizes com o prefeito e com o secretário Jaime Café, que têm nos atendido muito bem”.

Geraldo Valeriano Lourenço, 84 anos, é um morador de longa data da região do São João I, onde planta quiabo, pimenta, jiló e feijão em sua propriedade com o auxílio de seus sete filhos. Ele já recebeu o serviço e destacou a importância do olhar atento da gestão. “Desde o tempo do então governador José Wilson Siqueira Campos, que sempre teve um olhar atento para nós, e agora com seu filho, o nosso prefeito Eduardo Siqueira Campos, seguimos sendo valorizados. Eu e meus filhos estamos muito felizes com o serviço que foi realizado”.

A gradagem é uma das principais demandas dos agricultores familiares e representa uma etapa essencial no preparo do solo. O serviço garante o nivelamento e as condições adequadas para que a terra esteja fértil e livre de obstáculos antes do plantio.

Texto: Samara Martins e Reinaldo Carvalho, estagiário sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom.

Edição: Denis Rocha



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp