Prefeitura de Palmas recomenda cuidados necessários no trânsito durante retorno das férias | Prefeitura Municipal de Palmas
Prefeitura de Palmas recomenda cuidados necessários no trânsito durante retorno das férias
Agentes de segurança viária irão intensificar fiscalização próximo a unidades escolares para garantir a segurança dos estudantes
Com o retorno às aulas aumenta a presença de crianças e adolescentes nos arredores das instituições de ensino. Diante disso, a Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), reforça a necessidade de intensificar os cuidados no tráfego, especialmente próximo a escolas e Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis). Assim, a partir dessa segunda-feira, 11, os agentes da segurança viária realizarão ações preventivas nos arredores de unidades da rede municipal.
Segundo o secretário municipal Mobilidade Urbana, Francisco Seixas, “com o retorno dos estudantes ao ambiente escolar, é indispensável redobrar a vigilância nas áreas de maior circulação de crianças e adolescentes.”
Cuidados necessários
– Ao se movimentar por zonas escolares, é crucial que motoristas, passageiros e pedestres adotem uma postura mais cautelosa.
– A atenção deve ser constante mesmo em passagens sinalizadas.
– Crianças pequenas precisam de acompanhamento adulto ao atravessar ruas, já para as maiores recomenda-se combinar locais seguros de embarque e desembarque, distantes do fluxo intenso.
– Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no artigo 49, tanto a entrada quanto a saída de qualquer veículo precisa ocorrer sempre pelo lado da calçada.
– Diminuir a velocidade proporciona mais tempo para reagir a situações inesperadas no trânsito, como uma criança atravessando a rua repentinamente.
– Atente-se à velocidade das vias. Regiões próximas a centros educacionais, os limites estabelecidos tendem a ser mais baixos.
Além das ações preventivas nos arredores das unidades escolares, a Semob seguirá promovendo, por meio do setor de Educação para o Trânsito, atividades de conscientização dentro das escolas ao longo do semestre.
Texto: Samuel Cunha, sob a supervisão de Abelson Ribeiro
Edição: Iara Cruz
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