A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), iniciou, nesta quarta-feira, 19, o processo eleitoral suplementar para a composição de seis das 12 Câmaras Setoriais que vão integrar a gestão 2025/2027 do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). Esta primeira fase se encerra na segunda-feira, 24, e envolve o cadastramento e recadastramento dos agentes culturais interessados em concorrer às vagas de titulares ou suplentes das Câmaras Setoriais de Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Circo; Culturas Populares e Tradicionais; e Dança.
Conforme previsto na Portaria nº 92/2025 – Eleição Suplementar do CMPC 2025/2027, disponibilizada no site da própria FCP, após encerrada a primeira etapa, um cronograma de publicações, análises, fases recursais e determinação das inscrições aptas será cumprido, o que será seguido, no dia 9 de dezembro, da publicação da lista dos candidatos que disputarão a eleição suplementar, que ocorrerá no dia 16 de dezembro.
A votação por parte dos habilitados será presencial, das 13 às 19 horas, havendo urnas para o depósito das cédulas no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, na ACSU-SE 30 (302 Sul); no Espaço Mais Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém, na Arse 131 (1304 Sul); no CEU das Artes/Pracinha da Cultura, no Morada do Sol; e na Casa da Cultura Professora Maria dos Reis, em Taquaruçu.
Homologação e posse
Ainda conforme o cronograma, no dia 18 de dezembro ocorrerá a homologação dos eleitos, enquanto no dia seguinte, 19, conforme informado por meio do Comunicado – Posse dos Conselheiros do CMPC 2025/2027, será realizada a posse dos titulares e suplentes eleitos nesta eleição suplementar e na eleição inicial, que definiu os representantes das Câmaras Setoriais da Cultura Afro-Brasileira; Design e Moda; Literatura; Livro e Leitura; Música; e Patrimônio Cultural e Teatro.
Mais informações
Mais informações sobre todas as fases que compõem o cronograma, os requisitos para participar do pleito suplementar, dentre outras, constam na Portaria nº 92/2025, que pode ser lida na íntegra clicando aqui.
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Juliana Matos
O Município de Araguaína deverá pagar uma indenização de R$ 10 mil a um morador…
Prefeitura de Palmas lança o primeiro Mutirão Animal de Rua Zero e inicia castração de…
População elogia atendimentos e USF de Buritirana tem alta demanda no primeiro dia após a…
Projeto da Prefeitura de Palmas é selecionado para participar de programa nacional de política urbana…
Frota do transporte coletivo de Palmas utiliza tecnologia que reduz poluição e impacto ambiental Ônibus…
Para incentivar hábitos saudáveis e promover bem-estar entre servidores(as) e magistrados(as) do Judiciário tocantinense, o…