Prefeitura lança Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying na rede municipal de ensino de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas
Prefeitura lança Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying na rede municipal de ensino de Palmas
Documento foi desenvolvido com a colaboração do Conselho Municipal de Educação e de servidores técnicos que atuam na Semed
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou na manhã desta sexta-feira, 12, o lançamento oficial do Protocolo Institucional de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying. O documento, desenvolvido com a colaboração do Conselho Municipal de Educação e de servidores técnicos que atuam nas áreas de educação inclusiva, educação infantil e ensino fundamental, tem como objetivo fortalecer a atuação de orientadores educacionais, assistentes sociais e psicólogos na identificação, prevenção e intervenção em casos de bullying nas escolas da rede municipal.
A apresentação do protocolo institucional foi conduzida pelos integrantes da equipe multiprofissional da Diretoria Educacional de Formação da Semed, a assistente social e analista educacional Érica Polyanna Nunes e o orientador educacional Valdeir Avelar.
Érica Polyanna destacou que o protocolo estabelece normas para prevenir e combater o bullying, funcionando como um guia unificado para todas as unidades da rede. “Após o lançamento, realizaremos encontros formativos por polos, com o intuito de aprofundar o entendimento sobre o uso do protocolo, identificar as demandas específicas das escolas e orientar sobre como aplicá-lo de forma eficaz”, explicou.
A psicóloga Vera Lúcia Lima, recém-integrada à rede municipal, destacou a importância das capacitações para os profissionais da educação. “Discutir sobre o bullying amplia nosso olhar sobre o tema, recebemos informações atualizadas, baseadas em estudos e políticas públicas, que nos ajudam a aplicar ações concretas na escola, e reduzir os índices de violência, contribuindo assim, para o aprendizado e para relações mais saudáveis na escola e na família”, afirmou.
O evento contou com a presença da secretária-executiva da Semed, Cândida Arruda, da superintendente de Gestão Escolar, Maria Antônia de Almeida, e do assessor parlamentar Belmiram José de Souza que aproveitou a oportunidade para apresentar aos novos servidores efetivos da Educação as leis que tratam sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município e sobre os serviços de psicologia e serviço social na rede municipal de ensino de Palmas.
Texto: Iolete Marques
Edição: Iara Cruz



Comentários estão fechados.