Prefeitura reúne gestores educacionais para construção de protocolo unificado contra bullying nas escolas de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas
Prefeitura reúne gestores educacionais para construção de protocolo unificado contra bullying nas escolas de Palmas
Reunião intersetorial realizada nesta quinta-feira, 4, debateu diretrizes para enfrentamento e prevenção ao bullying, como promoção de uma cultura de paz nas escolas municipais
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), segue com ações intersetoriais de promoção da cultura da paz e de combate às diferentes formas de violência no ambiente escolar. Nesta quinta-feira, 4, representantes das Superintendências de Educação Inclusiva e Gestão Escolar, Diretorias de Educação Infantil e Ensino Fundamental, psicólogos e assistentes sociais reuniram-se na sede da Semed para a consolidação do Protocolo Institucional de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying.
O encontro teve como objetivo principal alinhar as contribuições intersetoriais para a construção coletiva do documento, que servirá como diretriz para todas as unidades de ensino da rede municipal. Conforme a Semed, o protocolo fortalece as ações de prevenção, estabelecendo fluxos de acolhimento às vítimas e agressores, além de definir encaminhamentos adequados para casos de bullying e cyberbullying.
Durante a reunião, a superintendente de Educação Inclusiva, Francisca Vera Alves, destacou a importância da integração entre os diferentes níveis de ensino para garantir que o protocolo seja abrangente e eficaz. “A participação de toda a equipe multidisciplinar da Semed é fundamental para assegurar representatividade e efetividade nas ações propostas. Acreditamos que o protocolo é um instrumento essencial para garantir um ambiente seguro, saudável e, principalmente, de respeito entre estudantes, professores e a comunidade escolar.”
Base legal
O documento em construção demanda abordagem multidisciplinar e educativa para promover a cultura de paz, respeito e tolerância no ambiente estudantil. O protocolo também segue todas as normativas no âmbito federal preconizadas pelo Ministério da Educação (MEC), como o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, Cultura de Paz como Dever da Escola, Criminalização do Bullying e Cyberbullying e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Texto: Taygo Mello
Edição: Juliana Matos
Comentários estão fechados.