» Presidente do TCETO participa do 1° Fórum de Mineração do Tocantins
Presidente do TCETO participa do 1° Fórum de Mineração do Tocantins
4 Visualizações
Publicado: 6 de dezembro de 2024 – Última Alteração: 6 de dezembro de 2024
Abertura do evento aconteceu nesta sexta-feira, 6 de dezembro, em Palmas
O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, participou nesta sexta-feira, 6 de dezembro, em Palmas, da abertura do 1º Fórum da Mineração do Tocantins, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. O evento contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, de representantes de mineradoras do estado e do Brasil e do diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral do Ministério de Minas e Energia, José Luiz Ubaldino.
O Fórum é uma oportunidade para discutir as principais tendências em tecnologia, pesquisa, softwares e outros produtos voltados à indústria mineral. Além disso, também é um espaço para a apresentação de dados sobre investimentos, fiscalização e gestão no setor. O evento conta ainda com uma exposição composta por minerais do Tocantins, como ouro, esmeralda, cristais diversos, fosfato, dentre outros, no hall de entrada do Palácio Araguaia.
A programação contou com palestras direcionadas ao setor da mineração, além de rodada de debates com o tema ‘O Cenário da Mineração na Região Norte do Brasil’, com o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Luiz Fernando Azevedo e Silva. O diretor da Agência Nacional de Mineração, Roger Cabral também participou do evento.
Segundo dados da ANM, o Tocantins se destaca na produção de calcário e fosfato. O estado produz calcário tanto para corretivo agrícola quanto para a fabricação de cimento e cal. Em 2023, considerando o Valor da Produção Beneficiada, o estado ocupou o 5º lugar no ranking nacional. No caso do fosfato, o Tocantins também figura como um dos maiores produtores do país, sendo o 5º em produção bruta no ranking nacional.
Com informações da Secom
Comentários estão fechados.