Presidente do TJTO participa da posse do desembargador João Rigo na presidência do TRE-TO e de demais dirigentes da corte
A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, participou, nesta segunda-feira (3/7), da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, e do vice-presidente e corregedor da Corte Eleitoral tocantinense, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. Durante solenidade, realizada no auditório do TRE e prestigiada por diversas autoridades, também foram empossados o juiz José Maria Lima no cargo de ouvidor regional eleitoral e a juíza Silvana Maria Parfieniuk como membro efetiva da corte eleitoral.
“Tenho certeza que, com a experiência dos meus pares e com a boa vontade dos servidores, vamos realizar uma gestão exitosa”, disse o desembargador João Rigo ao ser empossado na presidência do TRE-TO, destacando seu desejo de investir em melhorias e ampliação da estrutura física da sede do Tribunal Regional Eleitoral, caso haja disponibilidade financeira.
O desembargador João Rigo, que assume a presidência em substituição ao desembargador Helvécio de Brito Maia, também falou de sua preocupação com as pessoas vulneráveis, sem acesso às informações, e disse que o objetivo de sua gestão é fortalecer a democracia, o estado de direto e dar um foco maior à publicidade e à transparência.
Corte eleitoral em boas mãos
A presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, ressalta a competência e qualidade do trabalho dos novos dirigentes. Ao desejar sucesso aos empossados, a desembargadora frisou que o Tribunal Regional Eleitoral está em boas mãos para conduzir as eleições do próximo ano, garantir a democracia e fortalecer a corte eleitoral.
Despedidas e chegada
Ao se despedir da presidência do TRE-TO, o desembargador Helvécio de Brito Maia fez uma síntese dos acontecimentos ocorridos na sua gestão 2021/2022, que segundo o magistrado foi focada no diálogo, na transparência e na eficiência. “Encerro com a certeza de que a instituição está preparada para enfrentar os desafios futuros”, disse.
O desembargador Euripedes Lamounier deixou o cargo de vice-presidente corregedor do TRE-TO, onde atuo por dois biênios (2019/2020 como presidente e 2021/2022 como vice-presidente e corregedor). Na ocasião, o desembargador destacou que também estava encerrando a sua carreira de magistrado eleitoral e agradeceu a colaboração de seus pares.
Já a juíza Silvana Maria Parfieniuk, ao ser empossada membros efetiva do TRE-TO, falou de gratidão e de sua trajetória de mais de 30 anos na magistratura. “É com sentimento de gratidão que chego a essa corte com muito entusiasmo e responsabilidade”, enfatizou.
Cerimônia
Durante cerimônia, primeiro foram empossados o desembargador João Rigo Guimarães e a juíza Silvana Parfienilk como membros efetivos do TRE-TO. Em seguida foi realizada a eleição para Presidência, Vice-Presidência e Corregedoria Eleitoral e Ouvidoria Eleitora; e logo após a posse dos eleitos.
Participaram do dispositivo de honra os desembargadores Helvécio de Brito Maia Neto, João Rigo Guimarães e Etelvina Maria Sampaio Felipe, o procurador regional eleitoral João Gustavo de Almeida Seixas, os (as) Juízes (as) membros da Corte Eleitoral: José Maria Lima, Silvana Parfieniuk, Gabriel Brum Teixeira, Delícia Feitosa Ferreira e Rodrigo de Meneses dos Santos. As autoridades presentes estavam o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Caíres; o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Tocantins (OAB/TO), Gedeon Pitaluga Júnior.
Também estiveram presentes à solenidade a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), juíza Odete Almeida; magistrados, prefeitos municipais, secretários de Estado e outras autoridades.
Comentários estão fechados.