Presidente do TJTO participa de reunião do Consepre nesta terça e posse do ministro Luís Barroso na presidência do STF na quinta (28/9)
A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, juntamente com a juíza auxiliar da Presidência, Rosa Maria Gazire Rossi, cumpre agenda em Brasília (DF) até quinta-feira (28/9). Na tarde desta terça-feira (26/9), a desembargadora e a juíza participaram da reunião do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) com o ministro Luís Roberto Barroso, presidente eleito do STF, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Durante reunião, o ministro Barroso ouviu os presidentes dos tribunais e apresentou os três eixos que nortearão sua gestão no STF: Imagem do Judiciário, que trabalhará a comunicação com a sociedade; proximidade do Judiciário com o cidadão por meio da escuta ativa, com foco na pacificação social, mediante exercício da civilidade; e conteúdo com destaque para a sustentabilidade.
Segundo o ministro, sua meta é o tempo médio de duração do processo no Brasil, principalmente no tocante às execuções fiscais, responsável pelo congestionamento do Judiciário atualmente e estatística negativa.
Na oportunidade, o ministro destacou que pretende visitar todos os tribunais, inclusive para conhecer as inteligências artificiais desenvolvidas com vista ao compartilhamento e trabalhar a interoperabilidade.
Conforme Barroso, a ideia é dialogar com os presidentes e juízes de direito. Sua gestão terá um olhar especial para as políticas judiciárias que tratem de violência doméstica, violência contra criança e sistema penitenciário. Por outro lado, o Consepre clamou pelo dialogo prévio do CNJ com os tribunais.
Posse STF
Nesta quarta-feira (27), a desembargadora Etelvina mantém agenda na capital federal e, na quinta-feira (28), prestigia a posse do ministro Luís Roberto Barroso na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sessão solene, que também dará posse ao ministro Edson Fachin na vice-presidência da corte, está marcada para as 16 horas.
Comentários estão fechados.