Presidente do TJTO reforça importância de linguagem acessível e proximidade da Justiça e cidadão
A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, voltou a reforçar, nesta terça-feira (7/2), que o foco da gestão é aproximar o Judiciário do cidadão. Ela participou do quadro Bastidores da Política, no programa Povo Na TV (SBT/Tocantins), onde foi entrevistada pelo jornalista Luiz Armando e o apresentador Léo Dias.
“Nós trabalhamos para o cidadão tocantinense e o nosso objetivo é prestar o melhor serviço”, ressaltou a presidente, lembrando que entraram no Poder Judiciário mais de dois milhões de processos no sistema Eproc, e que é preciso ouvir e se importar com todas as pessoas que procuram o TJTO. “A gente trabalha com tantos problemas, nós trabalhamos com emoção da pessoa, com família, com liberdade, com vida. São bens muito caros para nossa população.”
Segundo a presidente, uma das ações para essa aproximação com o cidadão é padronizar e simplificar a linguagem jurídica, que tem sua formalidade, mas que precisa ser facilmente entendida. “Nós precisamos fazer uma simplificação para que o cidadão ao receber um mandado ou uma sentença, compreenda também o sentido”, disse.
Diálogo próximo e direto
A presidente reforçou ainda que é preciso que a população conheça o lado do Judiciário. “Nós somos cobrados, mas a sociedade precisa saber como é o nosso trabalho, como nossa carga de trabalho é elevada. Temos que dar por nos conhecer.” A desembargadora reforçou ainda que projetos importantes de cidadania, nas áreas de violência doméstica, criança e adolescente, regularização fundiária, são feitos e têm repercussão positiva.
“Temos um papel de indutor de políticas públicas. Isso gera confiança na população, gera confiança no programa e faz com que a gente às vezes, evite várias demandas que possam desaguar no Poder Judiciário”, concluiu.
Comentários estão fechados.