A senadora Professora Dorinha Seabra (União) firmou uma parceria estratégica com a gigante de tecnologia Huawei, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Telebras para a implantação de uma sala de aula modelo como prova de conceito em uma escola no Tocantins que ainda será definida. A iniciativa foi oficializada nesta quarta-feira, 05, durante a missão da parlamentar em Barcelona, no Mobile World Congress, maior evento de conectividade e inovação do mundo.
O projeto-piloto busca estabelecer um modelo de referência global em tecnologia educacional, incorporando soluções inovadoras que transformem o processo de ensino-aprendizagem.
“A educação do futuro exige ambientes modernos e integrados às novas tecnologias. Essa parceria nos permite dar um passo essencial para equipar nossas escolas com recursos que tornarão o aprendizado mais dinâmico, interativo e acessível”, destacou a senadora.
A sala de aula contará com ferramentas tecnológicas avançadas para aprimorar o ensino e desenvolver habilidades essenciais nos estudantes, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração. Além disso, a inclusão digital será um dos pilares do projeto, garantindo que todos os alunos tenham acesso às novas tecnologias e possam desenvolver competências digitais fundamentais para o futuro.
As disciplinas contempladas na iniciativa incluem:
Matemática: Uso de softwares interativos para visualização de conceitos complexos; Ciências: Laboratórios virtuais baseados na Nuvem Soberana, permitindo experimentos online e análise de dados em tempo real; Linguagem: Desenvolvimento de chatbots para aprimoramento da língua portuguesa e prática de idiomas estrangeiros.
A metodologia aplicada será baseada em práticas ativas, como a aprendizagem baseada em projetos (ABP) e a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Com o suporte da Inteligência Artificial, os estudantes terão uma experiência de aprendizado personalizada, resolvendo problemas reais e trabalhando em equipe para encontrar soluções inovadoras.
Para o diretor de Operações da Serpro Wilton Mota, “este piloto representa um passo fundamental para a transformação do currículo nas escolas brasileiras, promovendo a integração de tecnologias inovadoras que não apenas enriquecem o aprendizado, mas também preparam nossos estudantes para os desafios do século XXI”.
Participaram da reunião o presidente global de setor público da Huawei Li Junfeng, o especialista do setor de educação da empresa Huang Yu, o vice-presidente da Huawei Brasil Sun Huan, o gerente comercial da empresa Horacio Ye, o diretor de Operações da Serpro Wilton Mota, o Assessor do Diretor de Operações do Serpro Bruno Anacleto, e o diretor de Governança da Telebras Wallyson Reis.
27/10/2025 - 12:12 Secom Um dos textos reconhece o trabalho das quebradeiras de babaçu…
27/10/2025 - 12:12 Secom Um dos projetos reconhece o trabalho das quebradeiras de babaçu…
Guarda Metropolitana Ambiental remove colméia de abelhas em residência na zona rural de Palmas Enxame…
A senadora Professora Dorinha (União) foi reconhecida mais uma vez entre os parlamentares mais influentes…
Alunos da Rede Municipal de Palmas participam da Avaliação Nacional da Educação Básica (Saeb) Mais…
Palestra na Escola Jorge Amado destaca importância do respeito e da empatia no combate ao…