Professoras de Palmas selecionadas para intensivo nos EUA retornam motivadas a aprimorar metodologias na rede municipal | Prefeitura Municipal de Palmas


Professoras de Palmas selecionadas para intensivo nos EUA retornam motivadas a aprimorar metodologias na rede municipal

Suiane Francisca da Silva e Neuzilene Jorge de Sousa relatam experiência como oportunidade para enriquecimento do currículo do ensino de inglês

As professoras de língua inglesa da rede municipal de ensino de Palmas Suiane Francisca da Silva e Neuzilene Jorge de Sousa retornaram no fim de agosto dos Estados Unidos após seis semanas participando do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa (PDPI). Promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Comissão Fulbright e o Institute of International Education (IIE), o programa é considerado um dos mais prestigiados de formação de professores de inglês no Brasil.

Elas foram as únicas representantes de Palmas entre os 299 docentes selecionados em todo o Brasil, elas são efetivas do Quadro da Educação de Palmas. O curso intensivo em universidades norte-americanas teve como objetivo fortalecer habilidades linguísticas, aprimorar metodologias de ensino e proporcionar vivência cultural. Motivadas, ambas retornam dispostas a enriquecer o currículo e potencializar a aprendizagem dos alunos.

Neuzilene, professora da Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, no setor Santa Fé, participou do curso na Missouri State University. Para ela, a experiência foi valiosa por permitir contato direto com a língua em seu contexto autêntico e vivências culturais que fortalecem sua prática pedagógica. “Essas seis semanas nos Estados Unidos despertaram reflexões importantes a respeito de práticas pedagógicas e culturais que podem contribuir de maneira significativa para minha atuação como professora de inglês no Brasil”, disse.

Suiane, que leciona na ETI Professora Sueli Pereira Reche, em Taquaruçu, participou das atividades na Michigan State University, uma das maiores universidades públicas de pesquisa do mundo. Ela destacou o aprendizado de metodologias inovadoras e a troca com docentes. Lá ela apresentou seu projeto sobre o uso de jogos digitais no ensino de inglês, que despertou grande interesse. “O que mais me marcou foi perceber que o que fazemos em nossas escolas está em sintonia com o que é feito em outros lugares do mundo. Só tenho a agradecer por essa oportunidade tão especial, que ampliou meus horizontes, fortaleceu minha prática docente e renovou minha paixão por ensinar a língua inglesa”, finaliza.

Texto: Rogério Franco

Edição: Juliana Matos



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp