A atuação da Guarda Metropolitana de Palmas ao longo dos seus 32 anos tem atuado muito além da defesa do patrimônio público e do combate ao crime. Por meio do Programa Sociocultural de Segurança Preventiva, a GMP investe na formação de jovens talentos através da Orquestra Jovem, Coral Jovem e Escola de Música. Atualmente, o programa beneficia 248 integrantes, distribuídos entre projetos como Escola de Iniciação Musical, Prática com Instrumentos, Coral e Orquestra Jovem, conforme estabelece a Lei N.º 2.539, de 3 de janeiro de 2020.
O programa é um exemplo de política pública eficiente, proporcionando resultados significativos. Nele, crianças e jovens têm acesso a aulas de iniciação musical, prática instrumental e canto coral. Além disso, os integrantes da Orquestra Jovem e do Coral Jovem recebem uniformes, instrumentos e uma bolsa mensal de R$ 814, destinada a auxiliar no custeio do transporte para as aulas e apresentações.
Os músicos da Orquestra Jovem e do Coral Jovem realizam apresentações dentro e fora de Palmas, além de desenvolverem ações como os Guardiões da Alegria, que levam intervenções artísticas a hospitais e postos de saúde. As aulas e ensaios acontecem ao longo da semana, sob a coordenação do Inspetor Rênison Oliveira, com a participação dos subinspetores José Cledson Santos, Reinaldo Gomes, Hety Pereira, James Cleverton Bezerra e da maestrina Nacha Moretto.
Rênison destaca que a permanência no programa possibilita aos jovens não apenas o aprendizado musical, mas também o desenvolvimento pessoal e profissional. “O contato com a música proporciona aos integrantes uma vivência disciplinada, com foco e objetivos claros. Além disso, estimula um pensamento crítico, reflexivo e sensível”, enfatiza.
A música que transforma vidas
A Orquestra Jovem e o Coral Jovem são voltados para crianças e adolescentes da Escola de Música da Corporação, com idades entre 10 e 18 anos. Os participantes são selecionados por meio de um processo seletivo de aptidão musical e podem permanecer no programa após os 18 anos, desde que na função de monitores.
Mais do que um projeto musical, o Programa Sociocultural de Segurança Preventiva vem transformando vidas, ao abrir portas para um futuro promissor na área musical e promover a inclusão social por meio da arte e da disciplina.
Texto: Malena Mota
Edição: Wédila Jácome
Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…
A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…
Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…
10/09/2025 - 18:41 Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…
Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…
Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…