Projeto “Dados são Vidas” é apresentado a consultor do Prêmio Innovare
A Comarca de Goiatins, no norte do Tocantins, recebeu nesta sexta-feira (8/8) a visita do consultor do 22º Prêmio Innovare, Wclever Martins Quirino. Ele veio conhecer de perto o projeto “Dados são Vidas”, criado em 2021 pelos servidores da unidade.
Concorrente na categoria Juiz, a iniciativa é coordenada pelo magistrado Herisberto Furtado e Silva e tem como foco humanizar o atendimento ao cidadão e reduzir a morosidade nos processos que tramitam na comarca, que atende além da população de Goiatins, às comunidades de Campos Lindos e Barra do Ouro.
Segundo o juiz Herisberto, a indicação foi recebida com emoção por toda a equipe.
“De início, achávamos impossível chegar tão longe, principalmente porque somos uma comarca pequena, do norte do país, e cheia de desafios. Mas, com dedicação, trabalho e comprometimento de toda a equipe, percebi que a frase dita por Walt Disney ‘Se você consegue sonhar algo, consegue realizá-lo’ é a mais pura verdade”, afirmou o magistrado.
O projeto rompe com a visão puramente numérica dos processos e adota uma abordagem voltada para as pessoas, promovendo uma gestão mais participativa. Entre as ações implementadas estão um calendário estratégico com metas de curto, médio e longo prazo, revisão das tabelas processuais, capacitações internas, uso de planilhas no Google Drive, além de reuniões periódicas para acompanhamento dos resultados.
Com uma equipe reduzida de 15 servidores (as), colaboradores terceirizados (as) e estagiários (as), a comarca já colhe resultados positivos. O modelo também está sendo replicado na Central de Processamento Eletrônico de Feitos Judiciais de 1º Grau (CPE Norte), que atende cerca de 53 mil processos e também é coordenada pelo juiz Herisberto.
Sobre o Prêmio
Criado para reconhecer e divulgar boas práticas que contribuem para o aprimoramento da Justiça no Brasil, o Prêmio Innovare é uma das mais respeitadas premiações do Judiciário nacional. A Comissão Julgadora é composta por ministros de cortes superiores, desembargadores, magistrados, promotores, defensores, advogados e especialistas comprometidos com o fortalecimento da Justiça.
Comentários estão fechados.