Projeto que cria Semana Nacional do Uso Consciente da Água segue para sanção — Senado Notícias


Vai à sanção do presidente da República o projeto de lei que institui a Semana Nacional do Uso Consciente da Água (PL 2.419/2021). Ela será celebrada anualmente na semana que compreender a data de 22 de março, que é o Dia Mundial da Água.

A proposta teve origem na Câmara — o autor do texto original é o deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR) — e recebeu emendas no Senado. Essas emendas foram aprovadas pela Câmara justamente na quarta-feira (22).

Escassez

De acordo com o projeto, durante essa semana o governo deverá promover palestras, debates e seminários para esclarecer a população sobre a importância do consumo racional da água.

O Brasil concentra 13,7% da água doce disponível no planeta. A distribuição da água entre as regiões geográficas do país atinge os seguintes porcentuais: 68,5% na região Norte; 15,7% na região Centro-Oeste; 6,5% na região Sul; 6% na região Sudeste; e 3,3% na região Nordeste. Os dados são da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico/SOS Mata Atlântica e da Secretaria de Meio Ambiente do Pará.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 3 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água em 2025.

Entre os fatores que comprometem a oferta de água potável estão: crescimento populacional, poluição, desmatamento, mudança do curso natural dos rios, desperdício e mudanças climáticas.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp