Vai à sanção do presidente da República o projeto de lei que institui a Semana Nacional do Uso Consciente da Água (PL 2.419/2021). Ela será celebrada anualmente na semana que compreender a data de 22 de março, que é o Dia Mundial da Água.
A proposta teve origem na Câmara — o autor do texto original é o deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR) — e recebeu emendas no Senado. Essas emendas foram aprovadas pela Câmara justamente na quarta-feira (22).
De acordo com o projeto, durante essa semana o governo deverá promover palestras, debates e seminários para esclarecer a população sobre a importância do consumo racional da água.
O Brasil concentra 13,7% da água doce disponível no planeta. A distribuição da água entre as regiões geográficas do país atinge os seguintes porcentuais: 68,5% na região Norte; 15,7% na região Centro-Oeste; 6,5% na região Sul; 6% na região Sudeste; e 3,3% na região Nordeste. Os dados são da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico/SOS Mata Atlântica e da Secretaria de Meio Ambiente do Pará.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 3 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de água em 2025.
Entre os fatores que comprometem a oferta de água potável estão: crescimento populacional, poluição, desmatamento, mudança do curso natural dos rios, desperdício e mudanças climáticas.
Com informações da Agência Câmara de Notícias
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
A senadora Professora Dorinha Seabra (União) esteve em Gurupi neste sábado (14) para prestigiar o…
Em meio às festas, blocos e celebrações do Carnaval, o Tribunal de Justiça do Tocantins…
Durante o período do Carnaval, o Poder Judiciário do Tocantins atuará em regime de plantão,…
Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alchmin,…
“A correição é um momento de diálogo, escuta e construção conjunta. A Corregedoria está à…
Teve início na manhã desta quinta-feira (12/2), em São Luís (MA), a 62ª edição do…