projeto segue na fase de preparação para as avaliações de necessidades de capacitação


O projeto Gestão de Pessoas por Competências segue rumo ao seu objetivo principal, que é o de promover a compatibilidade entre as competências dos servidores com as estratégias do Poder Judiciário do Tocantins. Atualmente, o projeto se encontra na fase de preparação para as avaliações de necessidades de capacitação.

De acordo com informações da gestão do projeto, essa importante etapa está prevista para acontecer ainda nesse semestre, com a participação de 100% dos colaboradores e gestores. 

O objetivo é promover uma visão mais ampla e clara das lacunas existentes entre as competências identificadas e as competências necessárias, previamente definidas para área de atuação de cada servidor. Esse panorama irá permitir que o desenvolvimento de cada um deles seja otimizado no sentido de alinhar o gap (lacuna) constatado.

A fase de preparação para as avaliações de necessidades de capacitação faz parte da primeira etapa do projeto, o “Mapeamento de Competências”, realizada nos meses de maio e junho deste ano. Nessa etapa, foram identificadas as competências necessárias nos diferentes níveis da organização (individual, unidade de trabalho e organizacional). 

Também foram detectadas e definidas as competências que o Poder Judiciário do Tocantins necessita e aquelas já existentes entre os seus colaboradores. Possibilitou ainda uma visão mais clara do perfil de cada profissional e dos objetivos de cada unidade, o que irá auxiliar na identificação de lacunas de competências que serão preenchidas por meio de capacitações e desenvolvimento contínuo.

Foto: Elias Oliveira

Próximos passos

A próxima etapa será a do “Dimensionamento da força de trabalho”, que se constitui uma estratégia para o desenvolvimento gerencial em relação à tomada de decisão referente a vários aspectos, como movimentação na carreira, planos de capacitação e provisão de vagas, bem como o aprimoramento do desempenho das funções desenvolvidas pelo quadro de pessoal. 

Dimensionar significa calcular e preestabelecer as dimensões/proporções. Nesse sentindo, o dimensionamento adequado é importante para identificar a quantidade de pessoas necessárias para realização de determinado conjunto de atribuições. 

Essa etapa envolve analisar a quantidade de servidores necessários para atender às demandas do Poder Judiciário do Tocantins, levando em consideração não apenas a quantidade, mas também a qualidade das competências disponíveis. 

É importante destacar que esta análise será orientada pelo princípio da eficiência, garantindo que o quadro de servidores seja otimizado para cumprir os objetivos institucionais.

Desenvolvimento e Treinamento

Com base nos resultados das avaliações, o PJTO poderá criar planos de desenvolvimento para ajudar os servidores a alcançarem seu pleno potencial. As ações de desenvolvimento da organização, alinhadas ao mapeamento de competências, tendem a reduzir as lacunas identificadas. 

A expectativa é que o projeto traga uma série de benefícios para os servidores (as), gestores (as) e o Poder Judiciário do Tocantins, entre os quais o desenvolvimento profissional; engajamento e satisfação dos servidores; melhoria do desempenho; e ainda a tomada de decisões baseadas em dados.



FONTE

Comentários estão fechados.