Projeto Viva Música leva chorinho para escolas da rede municipal de ensino de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas
Projeto Viva Música leva chorinho para escolas da rede municipal de ensino de Palmas
Os integrantes do Viva Música foram recebidos na tarde desta sexta-feira, 22, pela equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Na primeira edição do Projeto Chorinho nas Escolas, promovido pela Associação Viva Música, quatro escolas da rede municipal de ensino de Palmas vão receber a partir do início de setembro apresentações musicais de chorinho. E para fechar os últimos detalhes das programações nas escolas, os integrantes do Viva Música foram recebidos na tarde desta sexta-feira, 22, pela equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Na ocasião, a secretária-executiva pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Cândida Cecília, falou sobre a importância da parceria da associação com a gestão municipal. “As intervenções musicais que o grupo vai proporcionar serão um momento de resgatar o estímulo musical entre crianças e jovens, fortalecendo assim o gosto pelo gênero musical e a identidade cultural. A música desperta a alma, desperta o inconsciente e o consciente, desenvolve a criatividade e contribui de forma sobremaneira para o aprendizado, portanto o projeto será bem recebido em nossas escolas”, afirmou a gestora.
De acordo com os integrantes do Viva Música, a intenção é levar clássicos de um dos gêneros musicais mais tradicionais do país ao ambiente escolar. As unidades que receberão a programação do projeto neste primeiro momento serão as Escolas de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, ETI Margarida Lemos, ETI Eurídice e Escola Municipal Anne Frank.
Com apresentações ao vivo, incluindo momentos de interação, os músicos irão mostram a beleza do repertório de compositores como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e outros compositores. Além de apreciar as músicas, os alunos terão espaços para conhecer a história do chorinho, seus instrumentos característicos, como cavaquinho, flauta, violão e pandeiro e sua importância na formação da identidade cultural brasileira.
O mestre em música Bruno Barreto Amorim, que integra o projeto, conta que a intenção das apresentações nas escolas é aproximar as novas gerações das raízes musicais do Brasil, despertando o interesse pela arte e incentivando a formação de futuros músicos. “O choro é um gênero musical genuinamente brasileiro, que foi, a partir de 2024, reconhecido como patrimônio imaterial da nossa cultura. Então, para nós, é muito caro que os alunos, sobretudo os da rede básica de ensino, tenham acesso a algo que é tão singular da nossa cultura. Levar isso para dentro da escola é oferecer aos estudantes uma experiência cultural enriquecedora e inspiradora”, afirmou o professor.
Confira abaixo a programação de apresentações nas escolas:
Dia 2/09 – 15h – ETI Padre Josimo
Dia 4/09 – 15h – Escola Anne Frank
Dia 9/09 – 15h – ETI Eurídice
Dia 11/09 – 15h – ETI Margarida Lemos
Texto: Milena Botelho
Edição: Juliana Matos
Comentários estão fechados.