» Quatros turmas de escolas municipais de Palmas visitam o Tribunal de Contas


Quatros turmas de escolas municipais de Palmas visitam o Tribunal de Contas

6 Visualizações

Publicado: 1 de novembro de 2023 – Última Alteração: 1 de novembro de 2023

Alunos dos 7º e 8º anos conheceram sobre a atuação da Corte e o Memorial

“Essas visitas são muito importantes e interessantes para os alunos entenderem o que é o Tribunal de Contas, sua função e relevância para a fiscalização dos recursos públicos do Estado e municípios”. Essa foi a afirmação do professor Fabrício Ferreira, da Escola Municipal de Tempo Integral Professor Fidêncio Bogo, após conhecer o Memorial da Instituição.  

Nesta terça, 31 de outubro e quarta-feira, 1º de novembro, estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Professor Fidêncio Bogo; Escola Municipal de Tempo Integral Professora Margarida Lemos Gonçalves; Escola Municipal de Tempo Integral Anísio Spínola Teixeira e da Escola Municipal Thiago Barbosa, todas de Palmas, conheceram de perto um pedaço da história do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO).

Todos foram recepcionados pela servidora Claudete Ferreira, lotada no Centro de Documentação e Memória da Corte, que apresentou imagens e detalhes desde o surgimento do TCE. O auditor e diretor-geral de Controle Externo, Dênis Luciano Pereira Araújo, falou sobre o papel do Tribunal de Contas na sociedade e suas atribuições.

Em seguida, Kamilla Oliveira, assistente de Ouvidoria, conversou com os alunos sobre os serviços prestados pelo setor, meios de contato e como realizar denúncias de irregularidades de recursos públicos. “A Ouvidoria tem esse papel de fiscalização, com ela, o cidadão deixa de ser telespectador e passa a ser fiscalizador, acompanhando a correta aplicação dos recursos públicos. Um direito nosso garantido pela Constituição Federal”, concluiu a assistente.

Para Laryssa Dias, 13 anos, essa visita foi muito atrativa, pois despertou o seu interesse pela história da instituição. “O que eu achei mais interessante foram as fotos dos conselheiros e sobre como começou a Corte de Contas e de quem já passou por aqui, isso tem uma grande diferença para a gente”, destacou a aluna da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Margarida Lemos Gonçalves.

Gabriel Carvalho de 14 anos e aluno da Escola Municipal Thiago Barbosa também conheceu de perto o Memorial do TCE/TO e falou o que mais chamou sua atenção foi as togas que os conselheiros usaram e outros pertences, na oportunidade os professores, acompanhantes e alunos apreciaram a Exposição fotográfica “Palmenses – em frente, a nossa história”, que tem como objetivo incentivar o interesse dos visitantes pela história da criação de Palmas, assim como do Tribunal de Contas e a preservação de sua memória até os dias atuais, além de conhecerem um pequeno trecho de cada personagem homenageado ali.

Escola Municipal de Tempo Integral Professor Fidêncio Bogo

Escola Municipal de Tempo Integral Margarida Lemos Gonçalves

Escola Municipal de Tempo Integral Anísio Spínola Teixeira

Escola Municipal Thiago Barbosa



FONTE

Comentários estão fechados.