Rede TO Sustentável articula ação integrada voltada a catadores(as) de material reciclável


Representantes de instituições parceiras da Rede TO Sustentável, coordenada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), se reuniram na manhã desta sexta-feira (13/2), no campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), para alinhar a realização de uma ação integrada em alusão ao Dia Mundial dos Catadores e das Catadoras de Materiais Recicláveis, celebrado em 1º de março. A iniciativa está prevista para o dia 7 de março e deve atender cerca de 70 pessoas com serviços, orientações e atividades voltadas à valorização da categoria e à melhoria da qualidade de vida desses trabalhadores.

A reunião teve como foco o planejamento das atividades que serão ofertadas durante a ação, incluindo serviços de orientação jurídica e contábil, atendimentos de saúde e ações voltadas à valorização do trabalho dos catadores. A proposta também busca dar visibilidade ao papel essencial desses profissionais na cadeia da sustentabilidade, com o compromisso público das instituições participantes de contribuir com a melhoria das condições de trabalho e apresentação de políticas de apoio.

Participaram do encontro a coordenadora e a engenheira ambiental da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa) do TJTO, respectivamente Luciene Dantas e Cinthia Azevedo, além da diretora-geral do IFTO, Noemi Zukowski, professores da instituição e servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A reunião contou ainda com a presença da primeira-dama de Palmas e secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, que reforçou a disposição do município em contribuir com a iniciativa e ampliar ações voltadas à inclusão e ao fortalecimento dos catadores.

 

Encaminhamentos

Durante o encontro, as instituições discutiram a oferta de serviços, atendimentos previstos, bem como a mobilização dos parceiros. A ação será estruturada em três momentos: acolhimento, orientação e celebração. A programação deve reunir serviços e atendimentos ofertados pelas instituições parceiras, além de iniciativas solidárias, como a organização de um varal solidário, com doação de roupas e itens de necessidade básica aos catadores e catadoras participantes.

A expectativa é que o evento marque um passo importante na consolidação de políticas integradas voltadas à gestão de resíduos e ao reconhecimento dos(as) catadores(as) como agentes fundamentais para o desenvolvimento sustentável em Palmas.

Dez pessoas posam lado a lado para foto em ambiente interno. Ao fundo, há um mural colorido com onça-pintada e figuras indígenas. À direita, uma mesa com utensílios e recipientes metálicos.

Rede TO Sustentável

Coordenada pelo TJTO, sob a presidência da desembargadora Ângela Prudente, a Rede TO Sustentável reúne instituições comprometidas com a promoção da sustentabilidade e da inclusão social. Entre os parceiros estão o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Defensoria Pública Estadual (DPE), o Tribunal Regional Eleitoral (TER-TO), o Governo do Estado, por meio da Semarh, a Prefeitura de Palmas, via Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMA), além da Embrapa, Universidade Federal do Tocantins (UFT), IFTO, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Energisa Tocantins e Universidade do Tocantins (Unitins).

 

⏹MACRODESAFIO
Promoção da Sustentabilidade

 



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp