Representantes do Nupemec participam de workshop com a pesquisadora norte-americana Kay Pranis


Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nupemec/TJTO), a juíza Silvana Parfieniuk está em Recife (PE), participando do workshop “Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz”, conduzido pela professora e pesquisadora norte-americana, Kay Pranis.

Promovido pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o evento acontece nesta quarta-feira (6/9), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e apresenta uma programação com palestra, roda de conversa, divisão de grupos temáticos e plenária de apresentação.

Com ênfase na prevenção da violência e transformação de conflitos, Kay Pranis compartilha com os participantes, vivências e conceitos relacionados a processos circulares tanto na prevenção à judicialização, como também em casos judicializados, com adolescentes em conflito com a lei e nos ambientes escolar e comunitário.

O workshop ainda traz: os desafios para a implantação da JR em diferentes ambientes; os mecanismos para superar dificuldades durante os círculos; o papel da responsabilização; o processo circular na construção de uma comunidade mais saudável; o exercício do poder pessoal positivo no processo do círculo; e a estrutura do Manual Círculos em Movimento e como ele pode ser usado de forma mais abrangente.

A coordenadora do Nupemec afirma que este workshop é uma rara oportunidade de aperfeiçoamento nas técnicas da Justiça Restaurativa. “Kay Pranis é uma figura contagiante, de destaque internacional e uma referência nas publicações relacionadas ao tema. E este encontro se revela como fonte de inspiração para a disseminação da cultura da paz”, comenta.

Assessora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nupemec), e facilitadora da Justiça Restaurativa no Poder Judiciário do Tocantins, a servidora Lorena Gutierrez também participa do evento. “Fico feliz em aprofundar ainda mais no tema e me preparar para o curso de Formação de Instrutores em JR, que também será aplicado pela Kay Prains, ainda em setembro, aqui em Recife. A ideia é aprender e multiplicar todo esse conhecimento com as pessoas envolvidas com a Justiça Restaurativa no Tocantins”, revela a servidora.

Kay Pranis

Nascida em 02 de agosto de 1948, no Estado de Nova Iorque, EUA, Kay Pranis é uma escritora e professora que vem se dedicando à difusão de boas práticas da Justiça Restaurativa e da metodologia dos Círculos de Construção de Paz.  

 

JR na Educação

No último mês de agosto, entre os dias 23 e 25, o Poder Judiciário do Tocantins realizou, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o 1º Encontro Nacional de Justiça Restaurativa na Educação. Foram três dias de uma programação que contou com a presença de educadores, servidores, magistrados e pesquisadores nacionais e internacionais.  

Clique aqui e veja como foi!





FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp