roda de conversa aborda inclusão da mulher na política em Dianópolis
Uma roda de conversa sobre “Inclusão da Mulher na Política” foi realizada na terça-feira, (23/4), às 19h, no auditório do Colégio João D’Abreu, em Dianópolis, para estimular a importância da equidade de gênero e a participação feminina no processo político. A iniciativa integra o projeto “Maria nas Comunidades”, desenvolvido pela Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) com a parceria de órgãos parceiros.
A coordenadora do programa + Mulher + Democracia, juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, conduziu o bate-papo que contou com a colaboração das debatedoras, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Celenita Gualberto, e da presidente da subseção da Ordem dos Advogados em Dianópolis, Cláudia Rogéria.
“Esse momento representa avanços. Não é chover no molhado, muito pelo contrário, momentos como esse são extremamente necessários para que a mulher se conscientize da sua importância dentro desses espaços de poder, da sua efetiva participação e que a sociedade seja tocada por essa importância da participação e da representatividade feminina para que a paridade passe a ser a regra e não exceção”, avalia a representante da OAB-TO.
A diretora pedagógica que participou da iniciativa em dois momentos ressalta a importância desses espaços de diálogo. “As mulheres precisam ser ouvidas! Quando uma instituição assume trazer uma proposta de informação e de diálogo à sociedade, às mulheres que são protagonistas e que têm lutado para ocupar esses espaços de poder, é muito significativa e precisa ser multiplicada cada vez mais”, reforça.
A roda de conversa tem parceria da Ouvidoria das Mulheres do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e aborda a importância do direito participativo de mulheres na política. O objetivo é garantir espaços democráticos para a participação da mulher e dar visibilidade às protagonistas desse trabalho incansável de conscientização.
Maria nas Comunidades
A iniciativa une forças com o compromisso de promover a defesa dos direitos das mulheres. O projeto conta com a parceria da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid); do Tribunal de Justiça (TJTO); do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), por meio da Ouvidoria da Mulher, e do Programa + Mulher + Democracia da Escola Judiciária Eleitoral (EJE); da Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), através das Delegacias da Mulher (DEAMs); da Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem); do Ministério Público do Tocantins, através do Núcleo Maria da Penha; da Ordem dos Advogados do Brasil – Comissão da Mulher Advogada (OAB-TO); e da Associação de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Comentários estão fechados.