Saúde e qualidade de vida são pautas de oficina para servidores(as) do TJTO
A pauta no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), nesta sexta-feira (3/5), também foi voltada para saúde e bem-estar. Entre processos judiciais e atividades administrativas, servidoras(as) e estagiários(as) tiraram um tempinho para tratar sobre saúde e melhoria da qualidade de vida, pois pessoas saudáveis impactam positivamente em todas as áreas da vida, inclusive profissional.
Por meio do projeto “Saúde em Pauta”, desenvolvido pelo Serviço Social do Centro de Saúde (Cesau/TJTO), eles participaram da oficina “Nutrição como base na prevenção de doenças”, a primeira de uma série de quatro que ocorrerão até outubro deste ano.
A servidora Clara Virgínia de Oliveira Resende Campos, que trabalha no Anexo I, participou da oficina e diz que os assuntos abordados reforçou, pra ela, que o básico ainda é a melhor opção. “Fazer o básico da alimentação bem feito, influencia tanto na questão física e estética, como também na saúde, e ajuda a prevenir doenças no futuro”, destaca. “A gente, às vezes, fica querendo inventar demais, sendo que o básico já é o suficiente”, acrescentou, dizendo que irá colocar em prática o que os especialistas reforçaram na oficina. “Trazer lanches mais saudáveis para o trabalho, elaborar a questão do planejamento alimentar em casa, estar mais atento na hora de fazer as refeições, não deixar pra fazer ‘dia do lixo’ durante a semana, não exagerar, né? Mas também não se privar tanto”, completou.
Comer bem
Durante a oficina, ministrada pela nutricionista Tânia Felix, especialista em Clínica e Esportiva; e pelo médico Flávio Cavalcante (Cesau), especializado em Nutrologia, foram discutidos temas como: a importância da nutrição, o impacto dos hábitos alimentares, principais patologias associadas, mudança no estilo de vida e planejamento de refeições saudáveis.
“A nutrição impacta e determina como que vai ser a minha vida, como vai ser o meu gênesis, minha qualidade de vida, se eu vou ter presença ou não de doença. Então, a nutrição é responsável por grande parte dessa saúde nossa e desse desenvolvimento”, enfatizou a nutricionista, ressaltando que se a pessoa precisa de saúde, tem que se organizar. “Tudo começa pela organização”, acrescentou, explicando como identificar alimentos saudáveis no supermercado, como montar um prato saudável e falou sobre tabela nutricional nos produtos e os cuidados com a saúde no ambiente de trabalho.
“Tem que haver um equilíbrio na alimentação”, frisou o médico Flávio Cavalcante, chamando a atenção dos(as) participantes de que cada um é responsável por cuidar da sua saúde. “Quem tem que cuidar da saúde é o próprio indivíduo.”
Saúde em Pauta
Durante a abertura do evento, a chefe do Cesau, Elaine Ferreira, falou sobre a importância do projeto, lembrando que saúde não é só ausência de doença, “é um bem-estar físico, mental e social”, disse, destacando que, para estar com a saúde em dia, para poder trabalhar com produtividade e qualidade, é importante cuidar. “Esses momentos são válidos. Aproveitem cada minuto dessas informações e passem adiante.”
A assistente social e gestora do projeto, Ana Paula Prado Peixoto Silva, enfatizou que o Saúde de Pauta traz reflexões sobre temáticas voltadas à saúde e aproveitou para convidar os(as) servidores(as) para participarem das próximas oficinas.
De acordo com a programação, a segunda oficina ocorrerá no dia 21 de junho, com o tema: “A relação da ergonomia com a ortopedia e benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho”. O evento contará com a participação das fisioterapeutas do Centro de Saúde do TJTO, Hozana Lemos e Sandra Carvalho.
A terceira oficina discutirá a temática: “Saúde do coração e qualidade de vida” e a quarta “Cuidados do homem, preconceito versos informações”. Ambas serão realizadas no dia 18 de outubro.
Neurociência para a Criatividade e Performance
Ainda durante o evento, realizado nas instalações do Inovassol do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), foi lançado o livro “Coerência – Neurociência para a Criatividade e Performance”, escrito pela professora doutora Solange Mata Machado.
O livro une a ciência ao mundo organizacional, trazendo conhecimentos científicos recentes para restaurar e maximizar a capacidade cognitiva. O mundo executivo tem trazido o estresse, a ansiedade e a incapacidade de criar o novo. Na obra, Solange não apenas identifica as raízes desses desafios, mas também oferece soluções práticas e fundamentadas para restaurar o equilíbrio físico, emocional e mental, promovendo um ambiente propício à criatividade e ao alto desempenho.
Comentários estão fechados.