Com o tema “Gestão inteligente: estratégias de crescimento e gestão financeira e pessoal para as MPEs tocantinenses”, o Sebrae Tocantins realiza no próximo dia 16 de outubro, na sede da OAB em Palmas, o Seminário Estadual de Empresas Fampeadas. O evento, que é gratuito, vai orientar empreendedores sobre as vantagens do crédito facilitado pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), criado e gerenciado pelo Sebrae para ampliar as garantias exigidas por instituições financeiras. A ação também garante a capacitação de gestores locais com conteúdo práticos sobre gestão financeira, planejamento estratégico e desenvolvimento de equipes mais produtivas e comprometidas. As inscrições podem ser feitas pela Loja Sebrae (https://to.loja.sebrae.com.br/).
Atualmente, as MPEs representam 96% dos empreendimentos do Tocantins e são responsáveis por grande parte da geração de emprego e renda do Estado. Apesar disso, quase 90% ainda enfrentam dificuldades para acessar o crédito tradicional, seja por restrição de CPF ou CNPJ, baixo score, falta de avalista ou garantias reais. Nesses casos, muitas recorrem a empréstimos mais caros, o que compromete o fluxo de caixa e aumenta os custos operacionais.
De acordo com dados do Sebrae, o Fampe tem sido fundamental para ampliar as oportunidades de financiamento. Nos últimos cinco anos, segundo ele, 3.437 empresas foram beneficiadas no Estado, totalizando mais de R$ 134 milhões financiados com aval de R$ 92 milhões, por meio de parcerias com instituições financeiras. Só em Palmas, 1.245 empresas já foram contempladas, representando 36% do total.
Para o analista do Sebrae Tocantins, Francisco Ramos, a informação é um fator decisivo para que os empresários utilizem o crédito de forma estratégica. “A capacitação é transformadora porque mostra ao empreendedor como se preparar para ter acesso ao crédito de maneira consciente e planejada, garantindo que esse recurso se converta em resultados positivos e maior lucro para o negócio”, destaca.
Além das palestras e oficinas, o evento terá a participação das instituições financeiras que operam com o Fampe, como por exemplo: Sicoob, Sicred, Cresol, Bradesco e Agência de Fomento do Tocantins.
Também conforme o analista, outro ponto em pauta será o atendimento pós-crédito, etapa, que segundo ele, é considerada essencial para acompanhar a saúde financeira das empresas beneficiadas. “A expectativa é reunir 150 empresas durante o seminário, o que reforça o compromisso do Sebrae em ampliar o índice de cobertura e assegurar a sustentabilidade dos pequenos negócios no Tocantins”, salienta.
—
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Whatsapp do Sebrae: (63) 9 9971-2198
Assessoria de Imprensa: (63) 9 9968-4366
www.to.agenciasebrae.com.br
www.sebrae.com.br/tocantins
Facebook: @sebraetocantins
Instagram e Twitter: @sebraeto
Licença: Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias do Tocantins podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência. Para mais informações, os jornalistas devem entrar em contato pelo telefone (63) 3219-3302 ou pelo Whatsapp da Assessoria de Imprensa (63) 9.9968-4366, no horário das 9h às 17h.
Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do…
Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no…
A Comarca de Arapoema, no norte do Tocantins, definiu o calendário para a primeira temporada…
Prefeitura de Palmas retoma Capital da Fé e anuncia programação com grandes nomes da música…
Prefeitura de Palmas autoriza doação de área para ampliação do Fórum da Capital Iniciativa reforça…
Obras da praça da Arne 53 avançam com construção de via pavimentada e pista de…