Categories: Negócios

Seminário do Sebrae prepara MPEs do Tocantins para desafios da gestão financeira | ASN Tocantins


No dia 16 de outubro, o Tocantins será sede do seminário inédito “Gestão Inteligente: Estratégias de Crescimento e Gestão Financeira para as MPEs Tocantinenses”. A iniciativa do Sebrae Tocantins, marcada para as 19 horas, na Ordem do Advogados (OAB) tem o intuito capacitar empreendedores e gestores de micro e pequenas empresas apoiadas pelo Programa Fampe.

O seminário tem como objetivo fornecer conhecimentos práticos e ferramentas modernas para melhorar a tomada de decisões, com foco no controle financeiro e na formação de equipes produtivas e comprometidas. A programação também destaca a importância do acompanhamento pós-crédito para assegurar a sustentabilidade financeira das empresas beneficiadas.

Entre os palestrantes está Leandro Trajano, autor do livro O Verdadeiro Cash – O que ninguém te contou sobre Planejamento Financeiro e o Mundo do Dinheiro, que abordará estratégias para o crescimento e gestão financeira das MPEs locais. Participa ainda Valdir Oliveira, gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Nacional e autor de Reflexões sobre o Crédito & Pequenos Negócios. O seminário será encerrado com um Talk Show para promover a troca de experiências entre os participantes.

Francisco Ramos, analista do Sebrae Tocantins, destaca que o evento marca um momento histórico para o estado, reunindo pela primeira vez empresários fampeados para fortalecer negócios e aproximá-los das instituições financeiras e do Sebrae. “Nosso objetivo é capacitar esses empreendedores com ferramentas e estratégias práticas que garantam a sustentabilidade e o desenvolvimento de seus negócios”, afirma.

Ele reforça que o acompanhamento pós-crédito é fundamental para transformar o apoio financeiro em resultados duradouros e reais para os empresários.
Atualmente, o Tocantins conta com 675 empresas fampeadas, quase metade delas concentradas em Palmas. A Fomento TO é a principal instituição responsável pela avaliação dessas empresas, respondendo por 82% dos avales concedidos.

Outros parceiros financeiros atuantes no segmento são Sicoob TO, Sicoob Unicentrobr, Sicoob Emprecred, Sicoob Norte Brasileiro e Sicredi.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Com a entrega de 108 títulos, CGJUS abre 3ª Semana Nacional de Regularização Fundiária nas Serras Gerais

"Estou realizando um sonho que foi adiado por anos. Hoje tenho em mãos o documento…

8 minutos ago

Prefeitura de Palmas intensifica limpeza e revitalização de vias do distrito de Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas intensifica limpeza e revitalização de vias do distrito de Taquaruçu Serviços de…

20 minutos ago

Em Palmas, Escola de Formação Permanente da Educação promove cursos para mais 300 servidores | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, Escola de Formação Permanente da Educação promove cursos para mais 300 servidores Formações…

48 minutos ago

Senadores cobram legislação mais dura contra casos de feminicídio — Senado Notícias

Senadores debateram nesta terça-feira (26) estratégias para conter a alta no número de feminicídios no…

56 minutos ago

JUS em Ação movimenta Comarca de Goiatins com mutirão judicial e serviços à população

Ponto de partida do projeto JUS em Ação, a Comarca de Goiatins, no Norte do…

1 hora ago

Médicos de Palmas são capacitados para a identificação de sinais de transtornos do neurodesenvolvimento | Prefeitura Municipal de Palmas

Médicos de Palmas são capacitados para a identificação de sinais de transtornos do neurodesenvolvimento Qualificação…

1 hora ago