Categories: Negócios

Seminário do Sebrae prepara MPEs do Tocantins para desafios da gestão financeira | ASN Tocantins


No dia 16 de outubro, o Tocantins será sede do seminário inédito “Gestão Inteligente: Estratégias de Crescimento e Gestão Financeira para as MPEs Tocantinenses”. A iniciativa do Sebrae Tocantins, marcada para as 19 horas, na Ordem do Advogados (OAB) tem o intuito capacitar empreendedores e gestores de micro e pequenas empresas apoiadas pelo Programa Fampe.

O seminário tem como objetivo fornecer conhecimentos práticos e ferramentas modernas para melhorar a tomada de decisões, com foco no controle financeiro e na formação de equipes produtivas e comprometidas. A programação também destaca a importância do acompanhamento pós-crédito para assegurar a sustentabilidade financeira das empresas beneficiadas.

Entre os palestrantes está Leandro Trajano, autor do livro O Verdadeiro Cash – O que ninguém te contou sobre Planejamento Financeiro e o Mundo do Dinheiro, que abordará estratégias para o crescimento e gestão financeira das MPEs locais. Participa ainda Valdir Oliveira, gerente da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae Nacional e autor de Reflexões sobre o Crédito & Pequenos Negócios. O seminário será encerrado com um Talk Show para promover a troca de experiências entre os participantes.

Francisco Ramos, analista do Sebrae Tocantins, destaca que o evento marca um momento histórico para o estado, reunindo pela primeira vez empresários fampeados para fortalecer negócios e aproximá-los das instituições financeiras e do Sebrae. “Nosso objetivo é capacitar esses empreendedores com ferramentas e estratégias práticas que garantam a sustentabilidade e o desenvolvimento de seus negócios”, afirma.

Ele reforça que o acompanhamento pós-crédito é fundamental para transformar o apoio financeiro em resultados duradouros e reais para os empresários.
Atualmente, o Tocantins conta com 675 empresas fampeadas, quase metade delas concentradas em Palmas. A Fomento TO é a principal instituição responsável pela avaliação dessas empresas, respondendo por 82% dos avales concedidos.

Outros parceiros financeiros atuantes no segmento são Sicoob TO, Sicoob Unicentrobr, Sicoob Emprecred, Sicoob Norte Brasileiro e Sicredi.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Câmara aprova projeto que prevê medidas para assegurar o convívio de crianças com a natureza; acompanhe – Notícias

15/10/2025 - 23:36   Bruno Spada/Câmara dos Deputados Natalia Bonavides, relatora do projeto A Câmara…

14 minutos ago

Toca Criativa encerra projeto com mostra e premiação neste sábado, 18 | Prefeitura Municipal de Palmas

Toca Criativa encerra projeto com mostra e premiação neste sábado, 18 Com o apoio da…

5 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza últimos ajustes no Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto do Município | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza últimos ajustes no Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto…

5 horas ago

TJTO recebe doação de roupas e óculos da Receita Federal destinados à 2ª edição do Pop Rua Jud 2025 no Jalapão

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) segue nos preparativos para a 2ª edição do…

5 horas ago

Palmas será a primeira capital a receber projeto piloto de conectividade educacional em parceria com empresa chinesa de tecnologia | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas será a primeira capital a receber projeto piloto de conectividade educacional em parceria com…

6 horas ago

Obra de ponte em Taquaruçu entra na fase final com conclusão prevista para 15 dias | Prefeitura Municipal de Palmas

Obra de ponte em Taquaruçu entra na fase final com conclusão prevista para 15 dias…

6 horas ago