Seminário reforça importância dos Centros de Referência Especializados na rede de proteção de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas
Seminário reforça importância dos Centros de Referência Especializados na rede de proteção de Palmas
Evento marca as celebrações pelos 20 anos do Sistema Único de Assistência Soicial e reafirma fortalecimento da rede de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade
Encerrando o ciclo de eventos comemorativos pelos 20 anos da Política de Assistência Social em Palmas, a Prefeitura realizou nesta terça-feira, 21, o 1º Seminário Municipal do Creas, com o tema ‘A importância do Centro de Referência Especializado de Assistência Social na Rede de Proteção Social de Palmas’.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou que a gestão tem como prioridade o cuidado com as pessoas, especialmente as que mais precisam da atenção do poder público. “Esse evento nos dá oportunidade de discutir uma política pública fundamental, direcionada às vítimas de violência e às pessoas em situação de rua. É uma demanda prioritária e que não pode esperar”, afirmou.
A primeira-dama e secretária municipal de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, ressaltou o trabalho dos profissionais que atuam no atendimento às vítimas de violações de direitos. “O Creas nos lembra que toda pessoa tem direito à dignidade e a uma vida livre de violências. Por isso, a gestão tem como prioridade fortalecer esses equipamentos, e a implantação do Creas II é prova desse compromisso”, reforçou.
A superintendente de Proteção Social Especial, Marlucy Albuquerque, enfatizou a importância da atuação integrada com outros órgãos e instituições. “O trabalho do Creas é feito em rede, com o apoio de secretarias, conselhos, sistema de Justiça e sociedade civil, garantindo um atendimento mais efetivo e humanizado”, destacou.
O especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e secretário de Assistência Social de Campo do Brito (SE), Valdiosmar Vieira Santos, abordou os desafios enfrentados pelos Creas em todo o país e a influência dos marcadores sociais nas situações de vulnerabilidade. “As violações de direitos estão frequentemente relacionadas a múltiplas formas de desigualdade. É essencial compreender essas interseccionalidades para construir políticas públicas mais justas e eficazes”, pontuou.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Denis Rocha
Comentários estão fechados.